Tia Eva: Uma história de resistência e fé

Myleide Meneses de Oliveira Machado

 

O presente trabalho busca analisar a Comunidade Quilombola Tia Eva, no Município de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, formada no início do século XX.  Explora o auto reconhecimento e identificação da comunidade, como suas formas próprias de organização social, ocupação e uso de territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução ancestral, cultural, social, religiosa e econômica, mediante conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição expresso nas ligações de parentesco, compadrio e movimentos sociais, trazendo elementos culturais que os identificam e os oferecem o status de Comunidade Quilombola urbana.

 

 

 

Confira em: Tia Eva: Uma história de resistência e fé

Para saber mais

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 12ª edição. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

CANDAU, V. M. (2009a) Multiculturalismo, Direitos Humanos e Educação: a tensão entre igualdade e diferença. GECEC. Departamento de Educação, PUC-Rio/CNPq. (relatório final da pesquisa).

SANTOS, Carlos Alexandre P. Barbosa. Fiés descendentes: redes – irmandades na pós abolição entre as comunidades negras rurais sul-mato-grossenses, – Brasília Editora Universidade de Brasília, 2014.

#pracegover Na imagem temos uma senhora negra, com vestimenta na cor azul escuro com listras pretas, usando uma touca na cabeça também na cor azul escuro. No fundo, temos quatro crianças sentadas e apoiadas numa espécie de estátua, dois senhores usando calça jeans, camisa social na cor azul claro e um casaco preto, sendo que um deles carrega uma criança no colo. Ao fundo deles, uma capela nas cores azul e branco, com porta de madeira na cor azul claro, tendo um sino de metal no topo.