SEQUÊNCIA DIDÁTICA

– MEU GRITO TAMBÉM É ARTE!

Érica Madalena da Silva

 

Um ensino-aprendizagem de história que dialogue com o tempo atual, foi o pontapé inicial no momento em que se iniciou o planejamento desta sequência didática. O objeto do conhecimento eleito para ramificar o desenvolvimento desta sequência de atividades é a fonte histórica pintura, do artista brasileiro Pedro Américo intitulada “Independência ou morte”, porque essa obra é considerada a representação mais famosa e conhecida do momento da independência do Brasil, fato histórico esse que neste ano de 2022 comemora-se o bicentenário. Centralizar tal fonte histórica, de encontro a atual validade que é dada às fontes históricas na Base Nacional Comum Curricular.

Nesse documento, as fontes históricas assumem um caráter diferente, uma vez que, são apresentadas em um viés no qual supera as suas formas, a sua matéria e a sua objetividade aparente para se apresentarem como fontes de experiências humanas e por isso, têm muito a contribuir conosco, a nos mostrar, acerca das relações e dos discursos humanos de poder, políticos e sociais da época a qual pertencem. Por esse motivo, elas podem e devem servir de ponte nas aulas de história para um contraponto entre as relações e os discursos do passado com os discursos do presente, atiçando-nos para outras questões e discussões que também fazem parte da história.


Créditos: Érica Madalena

Acesse a sequência didática clicando aqui.

 

Para saber mais

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 08/02/2022.

Pular para o conteúdo