Projeto Band nos 200 Anos da Independência

Paula Marolo – produtora do núcleo

Adriana Alves/Rodrigo Amaral/Tom Menezes – editores do núcleo

Fernando Mattar – direção de núcleo

Giba Smaniotto, Sérgio Gabriel, Roberta Scherer – repórter especiais do núcleo

São mais de 60 especialistas, entre historiadores e pesquisadores, como:  Heloisa Starling, Lilia Schwarcz, Luiz Carlos Villalta, José Murilo de Carvalho, Isabel Lustosa, Patrícia Valim, Marco Morel.

 

Resumo: 

A caminho do bicentenário da Independência do Brasil, o jornalismo da Band preparou um projeto mais do que especial que mergulha em momentos marcantes da nossa história. São grandes reportagens em séries feitas em esforço conjunto de várias áreas da emissora, com a mais alta qualidade e rigor em pesquisa, reportagem, captação de imagens e especialmente em videografia, desenvolvendo uma linguagem especial para animar momentos que nos ajudam a entender a história do Brasil.Com consultoria de Heloisa Starling, estão conosco José Murilo de Carvalho, Lilia Schwarcz, Milton Teixeira, Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, Marco Morel, Antônio Fernando Costella, Zulu Araújo (arquiteto e pres. da Fundação Pedro Calmon), e muitos outros. Até 7 de setembro de 2022 exibiremos várias matérias e séries especiais sobre os movimentos que contribuíram para o processo de independência do Brasil. Nossos repórteres percorreram o Brasil para contar a história das Conjurações Mineira, Baiana, Carioca e Revolução Pernambucana, além de destacar personagens que tinham ideias de liberdade e igualdade em pleno século XVIII. Com mais de 50 episódios exibidos na tv aberta e nos canais fechados do Grupo Bandeirantes, todo o material está disponível na internet, tanto no site do projeto, como no Youtube Band Jornalismo.


Band nos 200 anos da Independência

Créditos: Band

Acesse o projeto aqui

Descrição: #pratodesverem: Selo do Projeto Band Nos 200 Anos da Independência. Imagem com fundo azul e dizeres Band nos 200 Anos da Independência.

_

Para saber mais 

FERREIRA, Jorge; GOMES, Angela de Castro. Brasil, 1945-1964: uma democracia representativa em consolidação. Revista Estudios del ISHiR, Argentina, ano 8, ed. 20, p. 1-25, 2018.

HORBACH, Ana Laura. Autoria e resistência negra na ditadura civil-militar no Brasil. Nau Literária, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 158-176, 2020.

MEMÓRIAS DE CHUMBO – O Futebol nos Tempos do Condor. Autor. Lúcio de Castro. Ano. 2012. Gênero. Documentário. Duração. 200 min. Produtora. ESPN Brasil. Disponível em: https://youtu.be/JYPGMktWMnc

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: Os anos 1960-1970 e sua herança. In: O BRASIL Republicano. São Paulo: Civilização brasileira, 2018. p. 134-164.

SARMENTO PANTOJA, Augusto. “O Futebol E as Ditaduras Nos Tempos Do Condor.” FuLiA / UFMG 3.1 (2018): 80-100. Web. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13851. Acesso em: 3 de agosto de 2022.

SOUSA, Ana Cristina Augusto de; SILVA, Lays Correa da. Redemocratização no Brasil: continuidade ou ruptura?. Revista Topoi, Rio de Janeiro, v. 22, n. 47, p. 570-575, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/topoi/a/wxWR5b4J7Z9StMD4dHMjqpc/?lang=pt&format=pdf.

 

 

Pular para o conteúdo