A importância da História local nas narrativas das Independências

 

Flávio Cabral, professor de História da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), é o entrevistado do episódio “A importância da História local”. O professor e pesquisador é um apaixonado pela História e após assistir a esse vídeo você vai saber que a cidade de Bonito (PE), deve muito a ele o fato de estar inserida no circuito turístico brasileiro. É um convite ao encantamento que o ensino tem o poder de despertar.

Nessa conversa arrojada, o professor trata das potencialidades da história local, relata sua experiência com alunos da graduação e da Educação Básica nas ruas de Recife e de Bonito, analisa a circulação de ideias políticas e a atuação de grupos de escravizados, mulheres e livres pobres no processo de Independência do Brasil. Ele convida a pesquisar as excluídas e os excluídos silenciados nos documentos históricos e a promover arruamentos que revelam e valorizam a história da localidade.

 

: Professores falam sobre independências no Brasil – A importância da História local nas narrativas das Independências
Créditos: Portal do Bicentenário

#paratodesverem: banner com fundo avermelhado e branco, onde podemos ler o título “Professores falam sobre Independências do Brasil – Professores falam sobre independências no Brasil – A importância da História local nas narrativas das Independências ”. Abaixo estão a logo do Portal do Bicentenário, da Anped e a mascote do Portal, uma menina negra, de cabelos escuros e amarrados de cada lado, sorriso gentil e atrás dela fitas coloridas.

Pular para o conteúdo