Portal Voz Humana

(Arquivo sonoro dos presos políticos na Ditadura Militar)

Sérgio Rodas (Revista Consultor Jurídico)

Portal do Bicentenário

 

O advogado Fernando Augusto Fernandes lançou, na última sexta-feira (31/3/2023), aniversário de 59 anos do golpe militar, o portal Voz Humana — os arquivos sonoros de presos políticos.  Com base no livro  “Voz humana: A defesa perante os Tribunais da República”,  lançado em 2004, o site disponibiliza mais de 10 mil horas de gravações de julgamentos secretos de presos políticos ocorridos entre 1975 e 1979 no Superior Tribunal Militar (STM).  O Material obtido do STM reúne 10 mil horas de gravações em que se discute denúncias de tortura contra presos políticos.

O objetivo é ajudar os brasileiros a ter um conhecimento mais aprofundado da história do país, disse Fernandes ao Portal da ConJur. O portal busca facilitar o trabalho de pesquisadores, professores e estudantes ao disponibilizar as gravações e arquivos das ações contra presos políticos. E tem um blog com reportagens sobre os processos no STM, voltado a jornalistas e o público em geral.

“É preciso olhar para o passado, para os erros cometidos no passado, para o presente recente e os riscos à democracia, como o ataque de 8 de janeiro, e para o futuro. Temos que pensar na necessidade de manutenção da democracia, de não ampliarmos a competência da Justiça Militar, restringindo-a a crimes exclusivamente entre militares e contra militares, e na modificação das estruturas do Judiciário e do Ministério Público, para que não tenhamos desvios de jurisdição, como ocorreram na “lava jato'”, afirma o advogado

Acesse aqui:

Os áudios da Ditadura

 

Saiba mais:

https://www.conjur.com.br/2023-mar-31/advogado-lanca-site-reune-audios-sessoes-stm-ditadura

Pular para o conteúdo