Rios de História

/Wesley Oliveira Kettle

Este material trata-se de uma produção do “Historix Podcast”, iniciativa do Laboratório Virtual de Ensino de História, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Ananindeua, coordenado e produzido pelo Professor Doutor Wesley Kettle (UFPA). A série de podcasts “Rios de História” é destacar percursos investigativos sobre os rios como possibilidade de abordagem historiográfica e do ensino de História.

O episódio aqui destacado trata do rio Caraparu, particularmente em seu entorno localizado na cidade de Santa Izabel do Pará – PA, conhecida como a cidade dos Igarapés. A partir dos trabalhos investigativos da Professora Mestra Lígia Ribeiro, aborda-se diversas experiências e historicidades a partir do rio Carapuru, sua dimensão turística e de lazer, mais marcantes na contemporaneidade, mas também a lógica do transporte e os usos cotidianos dos sujeitos que vivem e vierem em seu entorno.

Laboratório Virtual de Ensino de História
Imagem: Wesley Kettle/

Mobiliza-se a importância dos registros para se compreender a história do rio, inclusive a documentação produzida desde o período colonial e sua apropriação por parte da historiografia. Mas é ressaltado principalmente como a memória e as narrativas de sujeitos podem ser fomentadas para abordar os rios (e as várias possibilidades que esse caminho abre, como por exemplo, a história local) como objeto da história, a partir das iniciativas didático-pedagógicas empreendidas pela Profa. Lígia Ribeiro, que instigou os estudantes da escola básica a investigarem o atual panorama do rio Caraparu, utilizando-se justamente desse conjunto de registros. Nesse sentido, o episódio do podcast “Rios de História” mostra os vários caminhos que articulam o ensino e as investigações históricas seguindo o percurso dos rios, bem como, as possibilidades de reflexões de temas preementes hoje, como a questão ambiental e a preservação da natureza.

 

#paratodesverem Logo marca com fundo branco com uma linha preta em curvas a esquerda. No centro um círculo preto com as letras LV em cor branca e um balão com fundo preto com as letras EH em cor preta. Abaixo deste desenho está escrito: Laboratório Virtual de Ensino de História.

Escute aqui: