O fazer artístico como criação e conhecimento

Fátima Bulcão

 

O livro consiste em um relato de experiências sobre a aplicação da Arte Educação em uma sala de aula diferenciada: uma Sala de Aula de crianças em tratamento de câncer. O texto narra as trocas e o exercício do fazer artístico de 2017 a 2019, onde a autora desenvolveu um trabalho de releitura da obra de arte, dedicando-se à artistas nacionais (como Tarsila do Amaral) e internacionais (como Van Gogh e Picasso). Por meio do desenvolvimento dessa atividade a autora propõe uma abordagem educativa em uma classe cuja rotatividade de alunos é uma característica fundamental. A partir dessas vivências conclui-se a importância da arte como instrumento de ensino e como ferramenta para o desenvolvimento da criança.


Legenda/Imagem de destaque:
O Fazer Artístico como criação e conhecimento
Créditos: Foto Mariana Souto

Acesse o ebook aqui

Descrição: #pratodesverem: Na imagem aparecem várias carinhas desenhadas por crianças e no meio o título do livro “O fazer artístico como criação e conhecimento: relatos de uma sala de aula diferenciada” em um quadrado. No final da imagem o nome da autora “Fátima Bulcão” e o título “Arte Educadora”. 

_

Sobre a autora: Fátima Bulcão é professora, Arte Educadora, artista plástica, produtora e gestora. Nas artes plásticas iniciou em 1995, com a exposição KOSMOS. Professora e Arte Educadora por 24 anos pela Secretária de Educação do Estado de Pernambuco. Produtora por 10 anos do educativo da MIMO (Mostra Internacional de Música em Olinda) e das exposições de seus alunos da Escola Especial Ulisses Pernambucano, realizadas no Museu de Arte Contemporânea Aluísio Magalhães (MAMAM). Gestora do equipamento cultural Torre Malakoff  de 2011 a 2015. Publicou em 2020 o primeiro livro de poesia “Punhal da Fadiga”. Lança em 2022 o livro: “O fazer artístico como criação e conhecimento: relatos de uma sala de aula diferenciada”, onde narra suas experiências de arte educação na Sala de Aula do Núcleo de Apoio a Criança com Câncer (NACC).

_

Para saber mais 

BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002

CECCIM, R. B. et al. Escuta pedagógica à criança hospitalizada. In: CECCIM, R. B.; CARVALHO, P. R. A. (Orgs.). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997.

CARVALHO, M. M. M. J. O que é arte-terapia. In M. M. M. J. Carvalho (Org.). A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia. Campinas, SP: Editorial Psy II, 1995. pp. 23-26. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

_____________. Pedagogia da Esperança: um encontro com a Pedagogia do Oprimido: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003. 100 p.

HERNÁNDEZ, Fernando. O desafio de tornar pública uma experiência. In: INSTITUTO ARTE NA ESCOLA. Arte, escola e cidadania: um prêmio e seus premiados. São Paulo: Instituto Arte na Escola: Cultura Acadêmica, 2006. p. 24-29.

PIMENTEL, Zita. Arte, escola e cidadania: um prêmio e seus premiados. São Paulo: Unesp, 2006.