NO RECREIO

Episódios 3 e 4

Adriana Maria Paulo da Silva;

Lucas Victor Silva;

 André Matheus Santiago da Silva.

Resumo:

O podcast no recreio é uma iniciativa das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) com o objetivo de contribuir para o debate público sobre educação. Em nossos episódios, historiadoras e historiadores do Brasil e do mundo respondem questões enviadas por docentes e suas turmas da educação básica.

Nossa primeira temporada reunirá episódios sobre o bicentenário da Independência do Brasil e terá como objetivos aproximar professores da educação básica da produção historiográfica mais relevante; produzir conteúdo relevante sobre a independência no contexto do Bicentenário da Independência; e disputar os sentidos e significados do evento no contexto das guerras de narrativa em que vivemos.

Acesse o terceiro episódio – “A Independência do Brasil foi nutella ou raiz?”

No terceiro episódio da Temporada do Bicentenário da Independência, No recreio apresenta uma questão do professor  Paulo Penna de Oliveira: “Meus estudantes dizem que as independências da México, Peru e Argentina foram mais “raiz” (disputada com guerras) enquanto a Independência do Brasil é “Nutella” (sem disputas nem guerras). A historiografia apoia essa interpretação?”. Quem gostou da pergunta e topou respondê-la foi o professor da Universidade de São Paulo e pesquisador da História da Independência do Brasil João Paulo Pimenta. E aí, a Independência do Brasil foi Nutella ou raiz?

Acesse o quarto episódio – “Pernambuco na Independência, e aí?”

Quais os impactos da Independência em Pernambuco, que foi palco da Revolução de 1817 e da Confederação do Equador em 1824? No quarto episódio da Temporada do Bicentenário da Independência, No recreio apresenta as perguntas do professor  Talysson Verçosa. Quem gostou da pergunta e topou respondê-la foi o professor da Universidade Federal de Pernambuco e referência nos estudos da Escravidão no Brasil Marcus Carvalho. Pernambuco na Independência, e aí?

Saiba mais

Você quer participar do nosso podcast? Mande suas dúvidas e questões sobre a independência do Brasil para serem respondidas por nossas convidadas e convidados. Nosso email é podcastnorecreio@gmail.com 

Acesse nosso site:  https://norecreiopodcast.wordpress.com/

Acesse a playlist desta temporada:

https://open.spotify.com/show/79iCBRPtQiNnGYp7RzIvB2

 

Pular para o conteúdo