NO RECREIO

Episódios 1 e 2

Adriana Maria Paulo da Silva;

Lucas Victor Silva;

André Matheus Santiago da Silva.

 

O podcast No Recreio é uma iniciativa das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) com o objetivo de contribuir para o debate público sobre educação. Em nossos episódios, historiadoras e historiadores do Brasil e do mundo respondem questões enviadas por docentes e suas turmas da educação básica.

Nossa primeira temporada reunirá episódios sobre o bicentenário da Independência do Brasil e terá como objetivos aproximar professores da educação básica da produção historiográfica mais relevante; produzir conteúdo relevante sobre a independência no contexto do Bicentenário da Independência; e disputar os sentidos e significados do evento no contexto das guerras de narrativa em que vivemos.


Acesse o primeiro episódio – “Os insultos impressos na Independência”

A professora historiadora Isabel Lustosa (Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa) responde a pergunta do professor Paulo Penna.


Acesse o segundo episódio – “Professora Lúcia, cadê a Dona Leopoldina na independência?”

No segundo episódio, no recreio traz as questões dos professores Luciana Xavier e Bruno Barros sobre a participação da Princesa e depois Imperatriz Leopoldina na Independência do Brasil. Docentes do Ensino Médio da rede pernambucana de ensino, Luciana Xavier leciona na Escola de Referência em Ensino Médio Santos Dumont, localizada no Recife, enquanto Bruno Barros atua na Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, situada em Camaragibe. Referência nos estudos sobre o Brasil nos séculos XVIII e XIX, a professora Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Lúcia, cadê a Dona Leopoldina na independência?


Saiba mais

Você quer participar do nosso podcast? Mande suas dúvidas e questões sobre a independência do Brasil para serem respondidas por nossas convidadas e convidados. Nosso email é podcastnorecreio@gmail.com

Acesse nosso site:  https://norecreiopodcast.wordpress.com/

Acesse a playlist desta temporada:

https://open.spotify.com/show/79iCBRPtQiNnGYp7RzIvB2

Pular para o conteúdo