NAS ONDAS DO PORTAL – ROLEZIN

Convidada: Surya Pombo
Coord.: Cíntia Almeida e Marcelo Silva

 

O kit didático intitulado “Nas ondas do Portal”, produzido pelo Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação – GRUPPHED, a partir do Projeto de Extensão “Portal do Bicentenário: Independências e História da Educação”, da Universidade Estadual de Santa Cruz, é composto por vídeos de análises musicais com viés histórico (crises políticas, conflitos sociais, questões econômicas) e espacial (especificidades urbanas dos centros e também das periferias das cidades), construídos com a participação de professores/as e alunos/as.   A problematização levantada a partir das letras nos mostra a possibilidade de utilizar o recurso didático das “músicas” para se alcançar análises sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos. Assim, “Nas ondas do Portal” dará voz e musicalidade aos problemas sociais, aos diferentes grupos existentes em nossa nação, bem como será um espaço para reconhecermos

Neste vídeo, a Profa.  Dra. Surya Pombo (UFPB) faz uma análise histórica, política e social sobre a música “Rolezin”, do primeiro CD da dupla paraibana Haxixe Xavier, convidando alunas/os e professoras/es a pensarem em direitos urbanos, em desigualdade social, conflitos geracionais, ocupação dos espaços e, acima de tudo, no racismo brasileiro.

Para saber mais

Nas ondas do Portal: https://grupphed.wixsite.com/gruppheduesc/sobre

 

#paracegover A imagem de capa traz, na parte superior, o título da ação “Nas ondas do Portal”. Da esquerda para direita, a imagem traz a mascote do Portal, uma menina negra, vestida com short azul e camisa branca, segurando um estandarte de fitas coloridas. Abaixo do mastro de seu estandarte, se espalha pelo restante da imagem uma cifra musical, que forma uma trilha sonora, na cor laranja, demarcando o caminho percorrido pela menina. No canto superior direito, imagem do convidado responsável pela análise musical. Abaixo, a logomarca do Grupphed/UESC e do Portal do Bicentenário/ANPEd.

Pular para o conteúdo