NAS ONDAS DO PORTAL – MÁTRIA

Convidado: Rafael Henrique Guimarães
Coord.: Cíntia Almeida e Marcelo Silva

O kit didático intitulado “Nas ondas do Portal”, produzido pelo Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação – GRUPPHED, a partir do Projeto de Extensão “Portal do Bicentenário: Independências e História da Educação”, da Universidade Estadual de Santa Cruz, é composto por vídeos de análises musicais com viés histórico (crises políticas, conflitos sociais, questões econômicas) e espacial (especificidades urbanas dos centros e também das periferias das cidades), construídos com a participação de professores/as e alunos/as.   A problematização levantada a partir das letras nos mostra a possibilidade de utilizar o recurso didático das “músicas” para se alcançar análises sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos. Assim, “Nas ondas do Portal” dará voz e musicalidade aos problemas sociais, aos diferentes grupos existentes em nossa nação, bem como será um espaço para reconhecermos os diferentes Brasis que precisam ser revelados e estudados em sala de aula.

Neste vídeo, o historiador Rafael Henrique Guimarães (UESC) faz uma análise histórica, política e social sobre a música “Mátria”, do trio musical “As Baías”, anteriormente conhecido como “As Bahias e a cozinha mineira”, formado por Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi. Rafael convida alunas/os e professoras/es a refletirem sobre as questões sócio-históricas ligadas, por exemplo, aos mecanismos sociais de controle dos corpos, uso das linguagens, articulação do poder e o “boom” de dinâmicos embates dos campos conservadores e progressistas. Trata-se, ainda, de uma denúncia às conhecidas bancadas políticas do congresso nacional: “da bala; da bíblia e do boi”, representações do nosso sistema político vigente.

Para saber mais

Nas ondas do Portal no Grupphed:

https://grupphed.wixsite.com/gruppheduesc

 

#paracegover A imagem de capa traz, na parte superior, o título da ação “Nas ondas do Portal”. Da esquerda para direita, a imagem traz a mascote do Portal, uma menina negra, vestida com short azul e camisa branca, segurando um estandarte de fitas coloridas. Abaixo do mastro de seu estandarte, se espalha pelo restante da imagem uma cifra musical, que forma uma trilha sonora, na cor laranja, demarcando o caminho percorrido pela menina. No canto superior direito, imagem do convidado responsável pela análise musical. Abaixo, a logomarca do Grupphed/UESC e do Portal do Bicentenário/ANPEd.

 

Pular para o conteúdo