Mulheres Periféricas: Militância e Luta na cidade de São Paulo

 

O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin- BBM, da Universidade de São Paulo (USP) tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. O intuito é produzir conteúdo e iniciativas que estimulem a análise crítica em torno dos contextos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário da Semana da Arte Moderna e da história do nosso tempo presente. 

Os kits didáticos que fazem parte deste projeto são compostos por diversos tipos de documentos históricos, como cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros, com orientações ao professor/a, e sugestões de questões para serem trabalhadas com os/as estudantes. 

O Kit didático intitulado “Mulheres Periféricas: Militância e Luta na cidade de São Paulo”, produzido em conjunto com a equipe do Laboratório de Ensino e Material didático da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – LEMAD/FFLCH/USP, é composto por doze documentos históricos que buscam estimular análise crítica em torno da participação e da atuação de mulheres da periferia de São Paulo na organização de movimentos sociais desde a década de 1970 aos dias atuais.

Nesse kit estão documentos que tratam da solidariedade feminina e do trabalho de assistência e projeto sociais protagonizados por mulheres durante a pandemia da COVID-19, depoimentos de mulheres participantes do Clube de Mães e do Movimento do Custo de Vida (MCV) durante a ditadura militar, entre as décadas de 1970-1980, depoimentos de mulheres participantes do Movimento de Saúde e documentos que abordam a militância de mulheres na luta contra a violência do Estado Brasileiro dirigida à juventude negra e periférica, por meio de reportagem sobre os crimes de Maio em 2006, depoimento de mãe do  Movimento Mães de Maio e de carta desse movimento social à autoridade máxima do País.

 

Conheça o material

Kit Didático. “Mulheres Periféricas: Militância e Luta na cidade de São Paulo”.  

Para saber mais 

Projeto 3×22. Acesse aqui.

 

#paratodesverem:  Há cinco fotografias horizontais, sendo três delas em preto e branco, que mostram manifestações de movimentos sociais. Em uma das fotos, há uma faixa onde se lê: “Contra a criminalização da pobreza”. No centro da imagem o título: Mulheres Periféricas: Militância e Luta na cidade de São Paulo.

Pular para o conteúdo