Mário Sette e o Recife: entre a crônica das saudades e o registro de memórias

Magdalena Almeida

O presente texto está embasado em pesquisas críticas sobre sociedade e cultura brasileira e foi adaptado para finalidades didáticas, visando fortalecer os elos entre universidade e escolas conforme princípios que regem o Portal do Bicentenário. Breve reflexão sobre escritos do recifense Mário Sette, autor de uma bibliografia extensa. O texto trata da importância da crônica e do romance como testemunhos e fontes históricas, trazendo como exemplo dois dos livros do autor: Anquinhas e bernardas e Os Azevedos do Poço. Destaca transformações no comportamento da mulher diante da modernização e urbanização de escritos do autor, além das reformas urbanas necessárias para receber novos equipamentos, permeadas pela busca de uma identidade nacional brasileira, dividida ante os conflitos entre o antigo e o moderno. Recomendamos, portanto, o uso deste artigo por professores e estudantes da rede básica de educação enquanto material complementar para preparo de aulas, fonte para seminários temáticos, oficinas de leitura, rodas de conversa e outras atividades de ensino.

Folha em vidro, contendo imagem de Mário Sette. Negativo que ilustra base para cópia fotográfica característica da primeira metade do século XX. Acervo da autora, por doação de Natanael Guedes, repórter fotográfico da Prefeitura do Recife.

Positivo da imagem anterior, onde se pode visualizar a imagem de Mário Sette. Acervo da autora, por doação de Natanael Guedes, repórter fotográfico da Prefeitura do Recife.

Confira em: Mário Sette e o Recife

Para saber mais 

ALMEIDA, Magdalena. Mário Sette – o retratista da palavra. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2000.

Mário Sette, um conceito de pernambucanidade. Disponível em http://www.mariosette.com.br. Acesso em 17.08.2021.

SETTE, Mário. Anquinhas e bernardas. Recife: Fundarpe, 1987.

SETTE, Mário. Os Azevedos do Poço. Recife: Fundarpe, 1985.

#pracegover Na imagem 1,  que está em negativo, no centro de uma moldura escura tem um circulo não uniforme, com cores vermelha e laranja a sua volta e ao centro retrato de homem  calvo, usando óculos redondo, paletó branco, camisa social escura e gravata cinza.Na imagem 2,  que está em preto e branco,  no centro de uma moldura branca tem um circulo não uniforme, com cores azul a sua volta e ao centro retrato de homem  calvo, usando óculos redondo, paletó escuro camisa branca escura e gravata cinza.