MARIA QUITÉRIA NA SALA DE AULA
Emily Hartz
Maria Quitéria em Sala de aula é um material didático em formato e-book direcionado a professores/as da educação básica que dialoga com o processo de Independência, visibilizando a participação das mulheres e ampliando a abordagem comumente encontrada nos livros didáticos de uma Independência feita, exclusivamente, por homens. O material teve como inspiração os quadrinhos “Maria Quitéria a Injustiçada”, elaborado por Eduardo Kruschewsky e Antonio da Silva. A pergunta que orienta este material didático é como relacionar as histórias construídas sobre Maria Quitéria com o contexto da participação feminina no processo de Independência. Para construir uma resposta possível a este questionamento, organizamos o material em quatro tópicos: Considerações sobre a Independência na historiografia, Maria Quitéria nos Quadrinhos, Maria Quitéria na Animação e Maria Quitéria na sala de aula. Pensando a sala de aula como um espaço de interrogação e debate das memórias, escolhas e silenciamentos construídos sobre um tema, este material problematiza os projetos de Brasil, questiona narrativas dominantes que excluem diferentes sujeitos históricos e discute os usos políticos do passado.
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Descrição: #pratodesverem: Imagem com fundo vermelho. Ao centro um círculo branco escrito em vermelho “Maria Quitéria na Sala de Aula” e embaixo “Emily Hartz”.
Para saber mais
COELHO, Raphael Pavão Rodrigues. Maria Quitéria através do exército: construção do mito nacional. In: A memória de uma heroína: a construção do mito de Maria Quitéria pelo Exército brasileiro. Niterói, 2019.
DURAN, E. R. S.; GAMBA JÚNIOR, N. A linguagem da animação como instrumental de ensino. Rio de Janeiro, 2010. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
MARQUES, Thaís Pio. O que são “usos políticos do passado”, segundo este historiador. In: Café História. [S. l.], 30 jun. 2021. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/o-que-sao-usos-politicos-do-passado/. Acesso em: 30 mar. 2022.
PAULA, M. L. F. de. A linguagem dos quadrinhos. 9ª Arte (São Paulo), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 101-103, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/136980. Acesso em: 28 mar. 2022.
PIMENTA, João Paulo. Independência do Brasil. [S. l.]: Editora Contexto, 2022. 159 p.
PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX. Tramas, telas e textos. São Paulo: Edusp, 2000
PRADO, Maria Lígia Coelho. Em busca da participação das mulheres nas lutas pela Independência política da América Latina. Revista Brasileira de História, v. 12, ed. 23/24, p. 77-90, set/ago entre 1991 e 1992
SANTOS, Miriam. As mulheres nas lutas por Independência do Brasil: contestando a História oficial. In: GUARDIA, Sara B (org.). Las mujeres en la Independencia de América Latina. Lima, Tarea Asociación Gráfica Educativa, 2010, p. 106-111
SCOTT, Joan. História das mulheres. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas, 1992.
WOLFF, Cristina Scheibe. Amazonas, soldadas, sertanejas, guerrilheiras. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013, p. 423-446.