Maria Felipa de Oliveira e o protagonismo feminino na Independência do Brasil

Bruna Carolina Marino Rodrigues

 

Na série “Mulheres na História” vamos conhecer a história da bravura e coragem de Maria Felipa de Oliveira que liderou um grupo de mulheres e homens que derrotaram os portugueses nas guerras pela independência do Brasil. A resistência de Maria Felipa em uma época em que somente os homens eram convocados para as batalhas demonstra a coragem dessa mulher que não se intimidou e lutou pela libertação do Brasil.


Acesse o vídeo abaixo

Maria Felipa, Independência do Brasil – Afro Imagem, 2 de julho, Independência da Bahia, Maria Felipa, Semur — Cleidiana RamosDescrição: #pratodesverem: Mulher Negra, com roupas brancas e um lenço branco nos cabelos, em suas mãos tem um ramo de cansanção, planta que ao tocar na pele coça. Seu nome é Maria Felipa, heroína da guerra de Itaparica na Bahia. Na imagem Maria Felipa aparece em frente ao Mar e um barco, caravela, ao fundo.  

_

Para saber mais 

Mulheres que não nos apresentaram na escola: Maria Felipa de Oliveira. Disponível em: https://medium.com/@mairadutra/mulheres-que-n%C3%A3o-nos-apresentaram-na-escola-maria-felipa-de-oliveira-97621be2b882 

Mural em homenagem a Maria Felipa . Disponível em: http://rikfreeman.com/Mural_Brazil.htm 

Santos dos Borges, Lucas. Maria Felipa de Oliveira. Resgate da Memória. n.º 02. Jul. 2014. 

Pular para o conteúdo