Joanna Manso: a luta das mulheres na imprensa brasileira

Luiza Soares Lopes Alves.

 

Joanna Paula Manso de Noronha foi responsável por abrir os caminhos do jornalismo feito por mulheres e para mulheres no Brasil. Sua atuação, apesar de curta, como redatora chefe,diretora e criadora do Jornal das Senhoras, em meados do século XIX, foi de significativa contribuição para o combate à desigualdade de gênero. Joanna nasceu na Argentina, em 1819, mas estabeleceu morada no Uruguai e no Brasil. Com uma carreira intelectual vasta, a jornalista escreveu romances e teatros e atuou como educadora importante, lutando pela integração das mulheres no campo educacional e cultural durante toda a vida.

Este material destina-se a educadores e estudantes do Ensino Médio. Seu objetivo central é apresentar a importância das mulheres na imprensa brasileira, apontando para seu papel formativo na luta por igualdade de gênero. A abordagem desta temática nas aulas interdisciplinares que envolvem os componentes de História e Sociologia do Ensino Médio, justifica-se diante da quase inexistente narrativa que joga luz sobre o papel das mulheres na constituição do Estado brasileiro. Estas, comumente apagadas como sujeitos da história brasileira, aparecem no espaço escolar em discussões superficiais que contribuem para consolidação de estereótipos tão conhecidos dos estudantes.


Joanna Paula Manso
Créditos: Domínio Público/wikipedia

Acesse o material clicando aqui

 

Para saber mais :

CABRAL, Eugênia Melo . Primeiras Histórias O surgimento das imprensas femininas e feministas no Brasil. BOCC . Biblioteca On – line e de Ciências da Comunicação , v. 2 00 8, p . 0 1 -0 5, 2 00 8.

LIMA , Joelma Varão . “Jornal das Senhoras” : as mulheres e a  urbanização na Corte . C ad . C ER U. São Paulo , vol. 2 1, n º 2 , dez . 20 10 .

LOBO , Luiza . Juana Manso: Uma Exilada em três pátrias. Gênero . Niterói, v. 9, n. 2, p. 4 7- 74 , 1º sem . 20 0 9.

Josiowicz, Alejandra Judith Juana Manso no Brasil:cidadania, educação e cosmopolitismo. Revista Brasileira de História da Educação [online]. 2018, v. 18 [Acessado 20 Março 2022] , e010. 

 

Descrição: #paratodesverem Fotografia de Joanna Paula Manso, redatora chefe, diretora e criadora do Jornal das Senhoras, periódico carioca feito e organizado por mulheres em meados do século XIX. Fotografia em preto e branco, datada de 1870. A imagem da jornalista aparece ao centro, seu rosto está inclinado para o lado esquerdo. Sua fisionomia é séria, os cabelos são curtos na altura das orelhas e levemente cacheados. Possui rugas próximo aos olhos e na testa.

 

Pular para o conteúdo