Historiadores respondem dúvidas sobre a Independência do Brasil – vídeo 5

Portal do Bicentenário e ANPUH

 

Está no ar mais uma parceria entre Portal do Bicentenário e ANPUH!!!

No ano do Bicentenário da Independência do Brasil abrimos a caixinha de perguntas do Instagram convidando todes a fazerem suas perguntas sobre esses 200 anos para que os historiadores tirassem as dúvidas, no melhor estilo “tudo o que você queria saber sobre a Independência do Brasil, mas nunca perguntou”.

E agora vamos aos vídeos com as nossas respostas! Historiadoras e historiadores de todo o Brasil desconstroem conceitos e percepções enraizadas na memória e História tradicionais, para construir uma nova narrativa sobre a Independência do Brasil!

O quinto vídeo é do historiador Marcelo Cheche Galves,  que responde à pergunta de @bruprut “É verdade que cada província teve a independência em um dia diferente?

_

Sobre o historiador: Possui graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2020). Professor, desde 2002, do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão e, desde 2014, do Programa de Pós-graduação em História – mestrado e doutorado (PPGHIST). Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação dessa Instituição entre 2015 e 2018; no mesmo período, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO). Como pesquisador, atua nas áreas de História do Brasil e do Maranhão, no Oitocentos. 

 

 

Skip to content