Historiadores respondem dúvidas sobre a Independência do Brasil – vídeo 2

Portal do Bicentenário e ANPUH

 

Está no ar mais uma parceria entre Portal do Bicentenário e ANPUH!!!

No ano do Bicentenário da Independência do Brasil abrimos a caixinha de perguntas do Instagram convidando todes a fazerem suas perguntas sobre esses 200 anos para que os historiadores tirassem as dúvidas, no melhor estilo “tudo o que você queria saber sobre a Independência do Brasil, mas nunca perguntou”.

E agora vamos começar os vídeos com as nossas respostas! Historiadoras e historiadores de todo o Brasil desconstroem conceitos e percepções enraizadas na memória e História tradicionais, para construir uma nova narrativa sobre a Independência do Brasil!

O segundo vídeo é do historiador Hendrik Kraay,  que responde a pergunta de @bruprut que foi “É verdade que cada província teve a independência em um dia diferente”?

_

Sobre o historiador: Hendrik Kraay possui doutorado em Historia pela University of Texas at Austin (1995). Leciona na Universidade de Calgary desde 1997. Pesquisa rituais cívicos do século XIX no Rio de Janeiro e em Salvador, para entender a interação entre as políticas de elite e populares no mundo público das ruas, onde esses rituais tiveram lugar.

 

 

Pular para o conteúdo