Habitação Popular: Cortiços em São Paulo (1890-1940)

 

O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP) tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. O intuito  é produzir conteúdo e iniciativas que estimulem a análise crítica em torno dos contextos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário da Semana de Arte Moderna e da história do nosso tempo presente. 

Os kits didáticos que fazem parte deste projeto são compostos por diversos tipos de documentos históricos, como cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros, com orientações ao professor/a, e sugestões de questões para serem trabalhadas com os/as estudantes.

O kit didático intitulado Habitação Popular: Cortiços em São Paulo (1890-1940), produzido em conjunto com o Laboratório de Ensino e Material Didático – LEMAD, do Departamento de História da USP, apresenta treze documentos roteiros de estudos de forma que os estudantes possam refletir sobre a qualidade de vida da população pobre em São Paulo, entre 1890 e 1940. Entre os documentos há fotografias de Cortiços, excertos do Relatório da Comissão de Habitação Operária de 1893, decreto do Regulamento do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo, a planta da cidade de São Paulo, notícias e textos publicados nos jornais “A Plebe”, “Progresso”, “Correio Paulistano”. A interpretação destes documentos permite aos estudantes conhecer as dificuldades das famílias operárias, não beneficiadas pela moderna urbanização. 

Conheça o material

Kit Didático. “Habitação Popular: cortiços em São Paulo (1890-1940)”. Acesse aqui

Para saber mais 

Projeto 3×22. Acesse aqui.

#paratodesverem A imagem mostra quatro fotos de habitações populares, com meninos na frente das casas. No canto inferior esquerdo, há uma imagem em preto e branco, com a descrição: Hotel do Trentino. Ao centro à direita o título: Habitação Popular: Cortiços em São Paulo (1890-1940).

Pular para o conteúdo