Um giro do bicentenário: São Paulo.

A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil. Para tanto, são organizados textos que trazem a mobilização das memórias e das histórias, fundamentalmente, com vistas às disputas pelo presente, possibilitando criar condições para professores e professoras, alunos e alunas pensarem “tempos presentes” mais plurais e democráticos a partir da problematização das diversas faces da efeméride/acontecimento da Independência.

A seção “Um Giro do Bicentenário” propõe um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira. Ao direcionarmos o olhar para o Estado de São Paulo, vamos encontrar instigantes trabalhos. Fabiana Garcia Munhoz nos aguça a urgente necessidade de revisitar lugares de memória em torno da Independência e de suas comemorações, com destaque para alguns símbolos tão presentes na cidade paulista. A memória visual também se faz presente na discussão e é sobre a obra do ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899) e sua representação de São Paulo nos idos pós-independência que se debruça Thais Temporim. Por fim, e para um bom começo de debates, Laís Olivato traz uma reflexão sobre os métodos para uma “boa aula” que estiveram em pauta nas escolas paulistas no Brasil independente.

UM GIRO DO BICENTENÁRIO: SÃO PAULO é um convite, às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, para compreender, historicamente, outras histórias e outros processos educativos silenciados pelas histórias oficiais. Vamos ler?

 

Acesse o material

Urgência de verdade e reparação histórica na comemoração do Bicentenário da Independência em São Paulo, por Fabiana Garcia Munhoz. 

Espaços de figura(ção): quadrantes, olhares e tonalidades paulistas em Almeida Júnior, por Thais Temporim. 

A aula perfeita: os métodos de ensino nas escolas paulistas,  por Laís Olivato. 

 

Bandeira de São Paulo

 

#Pracegover É uma flâmula bicolor, contendo treze listras alternadas nas cores preta e branca e dispostas horizontalmente. No canto superior esquerdo, apresenta um retângulo vermelho, tendo ao centro um círculo branco com o mapa do Brasil na cor azul e quatro estrelas de cinco pontas na cor amarela, dispostas em cada canto do retângulo. 

Pular para o conteúdo