Giro do Bicentenário: Pernambuco 

 

A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil. Para tanto, são organizados textos que trazem a mobilização das memórias e das histórias, fundamentalmente, com vistas às disputas pelo presente, possibilitando criar condições para professores e professoras, alunos e alunas pensarem “tempos presentes” mais plurais e democráticos a partir da problematização das diversas faces da efeméride/acontecimento da Independência.

A seção “Um Giro do Bicentenário” propõe um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira. No Giro pelo Estado de Pernambuco há textos de pesquisadores/as da História e do Ensino de História, propondo discutir as disputas de narrativas através dos memes sobre o 7 de setembro; o culto ao exótico nas representações indígenas no Brasil holandês; os espaços escolares e a atuação dos trabalhadores no Recife do século XIX e XX em em prol da formação escolarizada de seus membros; bem como escravidão no XIX e o racismo estrutural na atualidade em relação as maternidades negras e as sobrevivências das mulheres-mães.

 

UM GIRO DO BICENTENÁRIO: PERNAMBUCO é um convite, às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, para compreender, historicamente, outras histórias e outros processos educativos silenciados pelas histórias oficiais. Vamos ler?

 

Acesse o material

Nas trilhas do humor: o 7 de Setembro através dos memes  – Raquel Barreto Nascimento

A estética do século XVII: o exótico indígena na sala de aula – Arnaldo Martin Szlachta Junior 

Espaços escolares em Recife e a organização de trabalhadores em busca de instrução – Yan Soares Santos 

“Nem todas as crianças vingam”: o enlutar das maternidades negras interrompidas  – Tayanne Adrian Santana Morais da Silva

 

Bandeira de Pernambuco

 

#Paracegover É uma flâmula bicolor, azul e branca, estando dispostas horizontalmente. O retângulo superior azul é composto por um arco-íris em semicírculo de três cores, vermelho, amarelo e verde. Acima dele aparece uma estrela amarela e por baixo o sol, também em cor amarela. No centro do retângulo inferior branco, uma cruz vermelha está disposta. 

Pular para o conteúdo