Giro do Bicentenário: Paraná  

A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil. Para tanto, são organizados textos que trazem a mobilização das memórias e das histórias, fundamentalmente, com vistas às disputas pelo presente, possibilitando criar condições para professores e professoras, alunos e alunas pensarem “tempos presentes” mais plurais e democráticos a partir da problematização das diversas faces da efeméride/acontecimento da Independência.

A seção “Um Giro do Bicentenário” propõe um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira. No Giro pelo Estado do Paraná há textos de pesquisadores/as da História da Educação e das Artes propondo discussões sobre a participação política das mulheres por meio do associativismo feminino em sociedades literárias, de assistência, educativas e recreativas, com forte viés moral ou religioso desde o fim do XIX e ao longo do século XX. Há também a problematização de debates educacionais difundidos na imprensa através da veiculação de charges, de apelo popular, no final do século XIX, e sua repercussão no contexto educacional paranaense.

 

UM GIRO DO BICENTENÁRIO: PARANÁ é um convite, às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, para compreender, historicamente, outras histórias e outros processos educativos silenciados pelas histórias oficiais. Vamos ler?

 

Acesse o material

Associativismos Femininos: caminhos de participação política entre o Estado e a Igreja – Evelyn Orlando

Pobres pedagogos, como bacalhaus de porta de venda (Brasil- Paraná) – Iriana Vezzani

 

Bandeira do Estado de Paraná.

 

#Paracegover A bandeira é composta por fundo verde; uma faixa diagonal branca; apresenta em seu centro uma esfera azul com cinco estrelas de cinco pontas brancas, representando o Cruzeiro do Sul. Dentro da esfera azul há uma faixa branca com a inscrição PARANÁ na cor verde. No lado esquerdo da esfera há um ramo de erva-mate e no lado direito um de pinheiro-do-paraná.

 

 

Pular para o conteúdo