Giro do Bicentenário: Paraíba

 

A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil. Para tanto, são organizados textos que trazem a mobilização das memórias e das histórias, fundamentalmente, com vistas às disputas pelo presente, possibilitando criar condições para professores e professoras, alunos e alunas pensarem “tempos presentes” mais plurais e democráticos a partir da problematização das diversas faces da efeméride/acontecimento da Independência.

A seção “Um Giro do Bicentenário” propõe um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira. No Giro pelo estado da Paraíba há textos de pesquisadores/as da História da Educação e Ensino de História, propondo discutir a questão das pátrias locais em contraposição ao projeto de unidade nacional; a expressiva presença negra e indígena na conformação social e cultural da região; os sentidos políticos na comemoração do Centenário da Independência na Paraíba; a formação de professores e professoras em projetos de reestruturação social; bem como os usos das exposições comemorativas como  espaços de guarda “da memória do país”.

UM GIRO DO BICENTENÁRIO: PARAÍBA é um convite, às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, para compreender, historicamente, outras histórias e outros processos educativos silenciados pelas histórias oficiais. Vamos ler?

 

Acesse o material

As pátrias locais e a independência em terras paraibanas, por Cláudia Cury:

Paraíba, região Negra, sim senhor/a!, por Surya Pombo de Barros. 

O conturbado ano de 1922: as obras contra as secas e as comemorações do Centenário da Independência na Paraíba, por Luiz Mário Burity. 

Histórias de professores(as) e da escola na Parahyba do Norte, por Lays Regina Santos. 

Ouro, prata e bronze: um centenário em exposição em Parahyba do Norte!, por Aline Limeira. 

 

Bandeira da Paraíba

#Pracegover a imagem acima representa bandeira do estado da Paraíba, com duas cores em destaque: preto e vermelho. Ao centro, a inscrição da palavra “nego”.

Pular para o conteúdo