Giro do Bicentenário: Minas Gerais

A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil. Para tanto, são organizados textos que trazem a mobilização das memórias, histórias, questões sociais, políticas, escritas da história fundamentalmente, com vistas às disputas pelo presente, possibilitando criar condições para professores e professoras, educandas e educandos pensarem os “tempos presentes” mais plurais e democráticos a partir da problematização das diversas faces da efeméride/acontecimento da Independência.

A seção “Um Giro do Bicentenário” propõe um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira. No Giro pelo Estado de Minas Gerais temos textos de pesquisadoras/es problematizando aspectos do processo de independência, em suas dimensões sociais, educacionais, política e processos da escrita histórica sobre a mesma. Podemos depreender dos mesmos um movimento de independência inacabado, implicado em potencialidades, limites e contradições. E, um convite: nos aproximando do bicentenário desse movimento seria fundamental ampliar nossos olhares acerca de lutas – no plural pois são várias e diversas – que ainda hoje são imprescindíveis, como aquela de problematizar esse processo, na perspectiva das contribuições dos textos das pesquisadoras, e pesquisadores dessa sessão.

 

UM GIRO DO BICENTENÁRIO: Minas Gerais é um convite, às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, para compreender, historicamente, outras histórias e outros processos educativos silenciados pelas histórias oficiais. Vamos ler?

 

Acesse o material

O Bicentenário da Independência e a negação do abandono  – Paloma Rezende 

Intelectuais e Imprensa: O Bicentenário em Minas – Priscilla Bahiense 

O Bicentenário em Minas Gerais – Dalvit Greiner de Paula 

Minas e os mineiros na independência – Dalvit Greiner de Paula

                                      Bandeira de Minas Gerais

 

#Pracegover: Essa bandeira tem o formato quadrado, na cor branca, tendo ao centro um triângulo vermelho, escrito do lado esquerdo a palavra LIBERTAS, lado direito a palavra QUAE SERA, e ao fundo, na base do triângulo, a palavra TAMEN.