Formação de leitores para o audiovisual brasileiro 

/Vera Haas

A Coluna Diadorim da Revista Histori-se tem por objetivo refletir sobre as linguagens do cinema e da literatura. O objetivo é a conscientização de leitoras e leitores no que se refere às linguagens em uso nessas formas de expressão artística, formando brasileiras e brasileiros que, às vésperas do bicentenário da Independência do Brasil, ainda não desenvolveram habilidades leitoras nessas áreas do conhecimento – e, quando as têm, é evidente a precariedade na leitura e interpretação dos textos.

O kit didático está composto por quatro vídeos, todos referentes a obras exibidas ao longo da mostra competitiva do 49º Festival de Cinema de Gramado. Por tratar-se de mais um Festival de Cinema de Gramado realizado durante a pandemia da COVID-19, houve uma intensificação de audiovisuais que experimentam recursos técnicos e linguagens. O conjunto aqui proposto é formado por: 1. vídeo que explica tratar-se de uma leitura que expõe, aos espectadores, pontos de interesse em filmes exibidos no 49º Festival de Cinema de Gramado; 2. vídeo que aborda diálogo temático entre três filmes e três obras literárias; 3. vídeo que comenta atuações, estéticas e temas; e vídeo que aborda o trabalho autoral de duas cineastas.O objetivo de análises e comentários é estimular a procura por filmes do cinema nacional, a leitura crítica de obras cinematográficas e de trabalhos autorais e a aproximação entre cinema e literatura. 

O modo pelo qual esse material será utilizado em aula dependerá da didática adotada e dos objetivos mediante as competências em curso no currículo. Sensibilização dos estudantes à linguagem cinematográfica por meio da exibição de filmes completos, ou de sequências selecionadas; cotejo entre trechos de um conto ou romance e trechos de um audiovisual analisando os recursos verbais e não verbais; apresentação de um filme para posterior debate na turma e produção de um texto dissertativo opinativo; análise de cartazes de audiovisuais apresentados no Festival de Cinema de Gramado para melhor compreender a síntese visual artística; enfim, muitas são as formas de trabalhar com o material do kit.

 

Acesse o material 

Apresentação da 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado.  

Duas Cineastas. Festival de Cinema de Gramado.  

Atuações em destaque. Festival de Cinema de Gramado.  

Diálogos no 49. de Festival de Cinema de Gramado.  

 

Para saber mais

Revista Histori-se. 

Semiótica, Pesquisa e Extensão – vol. 2. 6º Colóquio Internacional de Semiótica da UERJ.  

 

 

Pular para o conteúdo