ENTRE-PÁTRIAS: narrativas de ditadura e exílios em primeira pessoa.

 

Na 5ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil” o professor e convidado Jorge Christian Fernandes (FACH/UFMS) debaterá sobre ” ENTRE-PÁTRIAS: narrativas de ditadura e exílios em primeira pessoa.”.

O professor Jorge Christian Fernandes discorre sobre os filhos e filhas do exílio, que assim como a si mesmo, carregam traumas da permanente sensação de que são duplamente estrangeiros perante uma identidade híbrida. É esclarecido a importância da memória no sentido de construção ou reconstrução de uma narrativa histórica que possa ser palpável aos demais. São elencados os efeitos das ditaduras brasileira e argentina para com a sociedade, como por exemplo o terror de estado que fez com que as pessoas ficassem isoladas e com um persistente clima de desconfiança em relação aos outros, além das mortes e desaparecimentos. Algo de aprendizado esses filhos e filhas do exílio tiraram: a capacidade da visão comparativa de olhar para ambos os lados e reconhecer as dificuldades, falhas, problemas e o ridículo em narrativas nacionalistas e xenofóbicas. Se faz necessário o processamento e entendimento da memória a fim de que possamos elaborar uma história e narrativa que possa ser inclusiva a todos os setores, principalmente para com os atingidos por esse terror de estado e a ditadura, pois somente assim será possível processar e seguir adiante.


 

Créditos: Portal do bicentenário.

paratodesverem: banner com fundo branco e cores predominantemente vermelhas, onde podemos ler o título “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil – ENTRE-PÁTRIAS: narrativas de ditadura e exílios em primeira pessoa”. Abaixo estão algumas informações de participantes e horários