Educação, laicidade e neoconservadorismo: apontamentos históricos.

 

Na 2ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil” o professor e convidado André Dioney (FACH/UFMS) debaterá sobre “Educação, laicidade e neoconservadorismo: apontamentos históricos”.

É visível como nos últimos anos tem crescido uma onda conservadora no Brasil que tem sido muito bem espalhada e articulada em duas importantes vertentes que são o neoliberalismo e o neoconservadorismo. Há, por meio dessas vertentes, uma tentativa de estabelecer uma racionalidade política e mundial que busca imprimir a lógica do capital nas esferas governamentais, no próprio Estado e na sociedade como um todo. Diante desse cenário, a aula aprofunda o debate sobre essa aliança e o desmantelamento do Estado, bem como o “sequestro” da educação no seu caráter laico. Um debate importantíssimo para se compreender como chegamos até aqui e o que podemos fazer para superar esses retrocessos ideológicos.


Aula “Educação, laicidade e neoconservadorismo: apontamentos históricos”.
Créditos: Portal do Bicentenário

#paratodesverem: banner com fundo branco e cores predominantemente vermelhas, onde podemos ler o título “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil – Educação, laicidade e neoconservadorismo: apontamentos históricos”. Abaixo estão algumas informações de participantes e horários.

Pular para o conteúdo