Gênero, sexualidade e educação: reflexões inapropriadas?

 

Na 9ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil” o professor e convidado Tiago Duque (FACH/UFMS) debaterá sobre “gênero, sexualidade e educação: reflexões inapropriadas?”.

Diante de vários marcos legais que tornam possível o debate sobre gênero e sexualidade nos diferentes espaços educativos, o professor Tiago Duque explora os motivos que fazem com que esse tema seja taxado como polêmico e inapropriado. Pesquisas científicas demonstram que ambientes educacionais que não se abrem ao debate de gênero e sexualidade enfrentam maiores dificuldades em reconhecer violências sexuais como a pedofilia. De um lado temos o avanço dos movimentos sociais e dos direitos humanos, bem como a produção do conhecimento dentro e fora das universidades sobre esse debate. No outro lado temos os chamados empreendedores morais que buscam através do pânico moral responder as falsas interpretações do que o debate de gênero realmente se propõe a trabalhar no ambiente educativo.


Aula “gênero, sexualidade e educação: reflexões inapropriadas?” foi exibida no mês de novembro em 2021 no Portal do Bicentenário.
Créditos: Portal do bicentenário.

paratodesverem: banner com fundo branco e cores predominantemente vermelhas, onde podemos ler o título “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil – Gênero, sexualidade e educação: questões inapropriadas?”. Abaixo estão algumas informações de participantes e horários.

Pular para o conteúdo