Educação Indígena em MS
Na 7ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil” a professora e convidada Adir Casaro do Nascimento (UCDB/ Coord. do GPEIN/CNPq) debaterá sobre “Educação Indígena em MS”.
Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil ao passo que se apresenta como um estado anti-indígena que é movido pelo agronegócio, fazendo com que os povos indígenas travem confrontos com esse estado e organizações ruralistas. De 1915 a 1928 os indígenas foram retirados de suas terras e realocados em reservas para que o estado pudesse abrir o seu projeto desenvolvimentista. O território para os indígenas se configura como uma pedagogia, tornando possível o conhecimento e a possibilidade de se produzir cultura, pois é no território que o encontro com os ancestrais se torna possível.
A oralidade é o ponto mais fundamental na pedagogia indígena (que não é única, haja vista a diversidade de povos indígenas, o próprio conceito de escola e educação indígena acaba sendo plural). São apresentados marcos legais que tornam possíveis as pautas indígenas na educação, assim como as tensões como a desconstrução do pensamento moderno e colonial, as implementações de políticas públicas para a educação escolar indígena, o não preparo técnico das secretarias municipais e estaduais, e claro as tensões que desdobram a sociedade para além da escola numa perspectiva não-indígena.
paratodesverem: banner com fundo branco e cores predominantemente vermelhas, onde podemos ler o título “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil – Educação Indígena em MS”. Abaixo estão algumas informações de participantes e horários.