Educação do campo e movimentos sociais

 

Na 10ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil” a professora e convidada Celia Piatti (PPPGEdu/FAED/UFMS) debaterá sobre “Educação do campo e movimentos sociais”

O campo é permeado por conflitos de classes, conflitos antigos que duram séculos de exploração, latifúndios e de resistência na busca pelo direito dos camponeses para permanecerem no seu território. É impossível pensar em educação do campo sem pensar nos conflitos de classe que abarcam o campo e constroem esses conflitos históricos no campo brasileiro. Os sujeitos camponeses trazem consigo o significado da luta dos trabalhadores do campo a partir dos movimentos populares, a questão agrária é uma das causas das desigualdades sociais no Brasil. A educação do campo surge com essa necessidade do entendimento da diversidade de dimensões sociais, políticas e culturais, bem como da função social da escola e interesses de grupos sociais que vivem e trabalham no campo, assim como o direito à escolarização, respeito aos valores, identidade e cultura camponesa. O caminho se torna árduo perante as ausências de políticas públicas que assegurem os direitos desses trabalhadores e trabalhadoras, assim como outros impasses que são aprofundados na aula live.


Aula “Educação do campo e movimentos sociais” foi exibida no mês de novembro de 2021 no Portal do Bicentenário.
Créditos: Portal do bicentenário.

paratodesverem: banner com fundo branco e cores predominantemente vermelhas, onde podemos ler o título “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil – Educação do campo e movimentos sociais”. Abaixo estão algumas informações de participantes e horários.

 

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