A Importância da História da Educação no Portal do Bicentenário

 

A aula “A Importância da História da Educação no Portal do Bicentenário” com a Profª Dra. Virginia Avila (UPE) possui como propósito o esclarecimento da importância da História da Educação para a formação docente, bem como a sua possibilidade enquanto uma vasta área para projetos de extensão e pesquisas. Apesar de ser um componente curricular que se consolidou nos cursos de licenciatura, há sempre tentativas de redução de carga horária, de tentativas para que seja uma disciplina optativa e não obrigatória, e que seja secundarizada de certa forma. Diante disso, fica o questionamento: “é possível formar professores/as que não possuam conhecimento da história da formação docente? Da história da educação pública brasileira?”.

Perante as recorrentes tentativas de desmonte da educação (sobretudo pública) brasileira, esses conhecimentos são fundamentais para que seja possível exercer bem o ofício enquanto professores/as. A disciplina de História da Educação precisa e deve ser garantida na matriz como disciplina obrigatória. Se faz necessário também que o ensino de História da Educação seja mais atrativo e dinâmico, repensando práticas para que seja possível cativar o maior número de alunos e professores.


Curso: História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil – Aula 1

paratodesverem: banner com fundo branco e cores predominantemente vermelhas, onde podemos ler o título “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil – A importância da História da Educação no Portal do Bicentenário”. Abaixo estão algumas informações de participantes e horários.

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