Curso – Educação e Nação no Bicentenário (Aula 9)

Educação e Nação no Brasil – de Pedro I a Bolsonaro. 

Com a proximidade do Bicentenário da Independência, para aprofundar os debates sobre os múltiplos significados desta importante efeméride, sobretudo no campo da educação, o Portal do Bicentenário promoveu o curso Educação e Nação no Bicentenário da Independência.  Nele, professores/as e pesquisadores/as de várias partes do Brasil expõem suas visões sobre grandes temas nacionais, abordando-os no transcurso dos últimos 200 anos. 

O curso é uma iniciativa para aprofundar os debates sobre os múltiplos significados do Bicentenário da Independência, sobretudo no campo da educação sob a coordenação do professor Luciano Mendes Faria Filho (UFMG).

Diante o recorte de 200 anos do Bicentenário da Independência, o Professor Dalvit Greiner de Paula (RMBH/UFMG) discorre sobre Educação e Nação no Brasil, desde Pedro I a Bolsonaro. Através de uma roda de conversa, destaca que o autoritarismo e a desigualdade presente na sociedade brasileira é uma herança de um país escravocrata. Para o professor Dalvit, as mudanças provocadas pela Independência não afetaram a ordem social e concedeu a elite a continuidade na manutenção dos seus privilégios. Dessa forma, a educação foi concebida apenas como uma promessa de uma sociedade igualitária e um sonho distante perante os obstáculos na participação ativa dos brasileiros na construção da Nação. Dalvit Greiner de Paula (RMBH/UFMG) instiga e questiona o estudo do transcurso da Educação no Brasil desde a ideologia do bom cristão, do fardo do homem branco, dos positivistas, dos generais até Freire.

Acesse a aula na íntegra aqui: Aula 9 – Educação e Nação no Brasil – de Pedro I a Bolsonaro.

Para saber mais Portal do Bicentenário

Resumo elaborado Giovanna Cosme Leite Paulino e Maria Julia Silva Marques, acadêmicas de História/FACH/UFMS

 

Pular para o conteúdo