Curso – Educação e Nação no Bicentenário (Aula 4)

Educação na Ordem Constitucional

Com a proximidade do Bicentenário da Independência, para aprofundar os debates sobre os múltiplos significados desta importante efeméride, sobretudo no campo da educação, o Portal do Bicentenário promoveu o curso Educação e Nação no Bicentenário da Independência.  Nele, professores/as e pesquisadores/as de várias partes do Brasil expõem suas visões sobre grandes temas nacionais, abordando-os no transcurso dos últimos 200 anos. 

O curso foi uma iniciativa para aprofundar os debates sobre os múltiplos significados do Bicentenário da Independência, sobretudo no campo da educação sob a coordenação do professor Luciano Mendes Faria Filho (UFMG).

Nessa aula recebemos o prof. Carlos Roberto Jamil Cury, que abordou o tema “A Educação na Ordem Constitucional”. No sentido jurídico, a Constituição é um conjunto das leis fundamentais que regem a vida de uma nação. Ela norteia as diretrizes para o acontecimento da democracia, e o futuro infraconstitucional. O Brasil acumula ao todo sete constituições, e seus desdobramentos tiveram diferentes níveis de impacto na educação brasileira.

Nesse debate o professor Cury, analisa a constituição a partir de aspectos educacionais considerando a exclusão da educação de escravos, mulheres e deficientes. E, também as garantias expressas na Constituição e os direitos a todos os cidadãos. Nesse diálogo o professor Jamil Cury apresenta a disposição de cada uma das constituições brasileiras para com a educação.

Acesse a aula na íntegra aqui: (Aula 4) Educação na Ordem Constitucional

Para saber mais Portal do Bicentenário

 

Resumo elaborado pelo acadêmico Pedro Inácio Marcelino Cardozo, do curso de Licenciatura em História/FACH/UFMS.