Curso – Educação e Nação no Bicentenário (Aula 11)

Formação de professoras e profissão docente

Com a proximidade do Bicentenário da Independência, para aprofundar os debates sobre os múltiplos significados desta importante efeméride, sobretudo no campo da educação, o Portal do Bicentenário promoveu o curso Educação e Nação no Bicentenário da Independência.  Nele, professores/as e pesquisadores/as de várias partes do Brasil expõem suas visões sobre grandes temas nacionais, abordando-os no transcurso dos últimos 200 anos. 

Na aula sobre “Formação de professoras e profissão docente”, o professor convidado Marcelo Silva (PPGE-UESC) discorre sobre a formação de professores partindo da educação dos colonizadores chegando até os dias atuais, demonstrando as dificuldades apresentada durante esses duzentos anos de Independência. Ressalta sobre a heterogeneidade na formação dos docentes e a tentativa de uma construção do currículo educacional homogêneo apontando questões sobre a mesma.

Passa por tópicos que apresentam suma importância para os professores nos dias atuais como a negação da cultura dos povos originários, negros nas escolas, dificuldades das professoras na questão da moralidade, discursa brevemente sobre a Escola Sem Partido. Além de frisar sobre a importância da História da Educação, para que o docente entenda o processo histórico e consiga se situar no tempo em que se encontra sem que elimine os passos dados. Além de abordar sobre a educação nos regimes autoritários e sobre o Dualismo Educacional. 

A exposição do professor convidado se torna um conteúdo rico em informações e reflexões para alunos e professores. Mostra que questões que se referem á educação ainda são rodeadas de obstáculos e dificuldades que precisam ser debatidas com o intento de aprimoração constante na construção da brasilidade.

Acesse a aula na íntegra aqui. Aula 11 – Formação de Professoras e profissão docente

#paracegover: retrato em preto e branco de sete mulheres sentadas lendo

Resumo elaborado pelos acadêmicos Eduardo Tura e Fernando Nunes do Curso de História/FACH/UFMS.