As Mulheres na Academia Brasileira de Letras
O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP) tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. O intuito é produzir conteúdo e iniciativas que estimulem a análise crítica em torno dos contextos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário da Semana de Arte Moderna e da história do nosso tempo presente.
Os kits didáticos que fazem parte deste projeto são compostos por diversos tipos de documentos históricos, como cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros, com orientações ao professor/a, e sugestões de questões para serem trabalhadas com os/as estudantes.
O kit didático intitulado “As Mulheres na Academia Brasileira de Letras”, produzido em conjunto com a equipe do Laboratório de Ensino e Material Didático da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – LEMAD/FFLCH/USP, é composto por 11 documentos históricos que buscam estimular a análise crítica acerca da ausência feminina na Academia Brasileira de Letras e no cânone literário brasileiro. Encontra-se neste kit documentos e reflexões sobre: a repercussão da candidatura de Conceição Evaristo à Academia Brasileira de Letras e seu resultado; sobre a exclusão das mulheres no regimento interno da ABL; o caso da literata Júlia Lopes, uma das idealizadoras da ABL, cujo nome foi vetado pelos demais membros, todos homens; entre outros.
Conheça o material
Kit Didático “Mulheres na Academia Brasileira de Letras”.
Para saber mais
Projeto 3×22. Acesse aqui.
#paratodesverem: A imagem está em diferentes tons de preto e branco. Há vários recortes de fotos de mulheres em diferentes momentos. A primeira imagem da esquerda para direita é uma mulher de idade, negra. No meio das imagens, do lado esquerdo, há um recorte de texto. Do lado direito, com o fundo azul e letra preta, há o título do Kit “As Mulheres na Academia Brasileira de Letras”.