Arqueologia no ensino de história: Simulação de escavação no pátio da EECIM Marçal de Souza Tupã-Y
Luciano Alonso Justino
Simulação de escavação arqueológica no pátio da Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-Y, situada no Jardim Los Angeles, em Campo Grande-MS. A atividade ocorreu no dia 19 de agosto, dia do historiador, e na mesma semana em que desenrolava a 15ª Primavera dos Museus. Trata-se de uma atividade lúdico-pedagógica pensada para se trabalhar conteúdos de Patrimônio Histórico/Cultural, fontes históricas, memória, entre outras de maneira leve e divertida. O autor utilizou técnicas de Arqueologia Experimental na confecção prévia de artefatos líticos que foram usados na atividade. Durante a atividade também ocorreu um atendimento remoto do MuArq-UFMS, através da sua diretora, a antropóloga Laura Pael. Aparentemente as crianças apreciaram a experiência.
Descrição: #pratodesverem: Imagem com aluno agachado, procurando artefatos arqueológicos em uma área demarcada por linha e estacas, simulando um sítio arqueológico no pátio da escola. O aluno é um menino de cabelo liso e castanho escuro. No local há uma sombra de uma árvore e no chão há artefatos de pedra lascada.
Para saber mais
ANACLETO, A.; MICHEL. S. A.; OTTO, J. Cinema e Home Vídeo Entertaintnment: o mercado da magia e a magia do mercado. Np. 2007.
Coimbra, C. L. (2016). A aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores (cnfp) e XIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores (cepfe), 3(04):1–13.
LOPES, Tânia Oliveira. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem. Dissertação (mestrado) – Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2012.
Santos, Paulo Rodrigues dos. PRÁTICA E TÉCNICAS DE ENSINO: ALTERIDADE EM SALA DE AULA. GEOPAUTA, vol. 3, núm. 2, 2019, -, pp. 52-67. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Brasil. DOI: https://doi.org/10.22481/rg.v3i2.5819