A atividade matemática em traços históricos da produção de rapadura em Boquira/Ba

Eliana Almeida Reis Rocha;

Angelita de Souza Leite;

José Santos dos Anjo.

O presente texto propõe reflexões acerca de um projeto da disciplina Estágio Supervisionado, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolvido em um engenho de produção de rapadura, situado no Sítio Brejo Velho, no Município de Boquira-Ba. As atividades desenvolvidas tiveram o propósito de verificar os saberes matemáticos aplicados em espaços não formais, como o engenho, embasadas teórico e metodologicamente nos pressupostos da Etnomatemática, definidos por D’Ambrósio (2009). O material produzido possibilitou refletir sobre os saberes matemáticos e saberes relacionados a outras áreas do conhecimento, como História, Química e Física, proporcionando, assim, no contexto da sala de aula, debates que entrelaçam uma reflexão crítica sobre o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil e na região.

Conheça o material completo: Material Principal_Rapadura.docx

 

Para saber mais 

BINDA, Rosana Júlia. Doce exploração: percepções do trabalhador rural do setor sucroenergético da microrregião nordeste do Espírito Santo sobre dignidade em sua atividade laboral. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais) – Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais, Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2013.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade / Ubiratan D’Ambrósio. – 2. ed. 3ª reimpressão. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Pular para o conteúdo