Gênesis: da sobrevivência à vida na periferia paulista

O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP) tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. O intuito é produzir conteúdo e iniciativas que estimulem a análise crítica em torno dos contextos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário da Semana de Arte Moderna e da história do nosso tempo presente. 

Os kits didáticos que fazem parte deste projeto são compostos por diversos tipos de documentos históricos, como cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros, com orientações ao professor/a, e sugestões de questões para serem trabalhadas com os/as estudantes.

O kit didático intitulado “Gênesis: da sobrevivência à vida na periferia paulista”, produzido em conjunto com a equipe do Laboratório de Ensino e Material Didático da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo –  LEMAD/FFLCH/USP,  é composto por 8 documentos históricos que buscam estimular a análise crítica, interdisciplinar e intertextual sobre as periferias brasileiras a partir da obra Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC’s. Encontra-se neste kit documentos e reflexões sobre: a obra Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC’s; o processo do surgimento da crise habitacional em São Paulo; mapa sobre a cidade de São Paulo e a sua subdivisão em municípios e subprefeituras; mapa sobre o movimento de crescimento urbano pela temporalidade; entre outros.

 

Conheça o material aqui: 

Kit didático. “Gênesis: da sobrevivência à vida na periferia paulista”.  

 

Para saber mais 

Projeto 3×22. Acesse aqui

 

 

#paratodesverem: A imagem de capa trás no lado esquerdo a colagem de fotografias em preto e branco, a primeira fotografia mostra um teto com uma lâmpada. A segunda imagem mostra um retrato de quatro homens em uma igreja onde no fundo temos uma escultura de jesus na cruz. A terceira foto mostra uma cadeira e casas da periferia. Posterior a isso temos a imagem de um retângulo vermelho com duas fachas pretas entre elas o título “Gênesis: da sobrevivência à vida na periferia paulista” na cor preta. Abaixo do retângulo temos a fotografia de uma mão segurando a bíblia e, abaixo desta imagem temos uma outra que mostra um entulho, onde nele se destaca um quadro com uma pomba escrito paz. No lado direito temos uma imagem vertical que cobre toda a lateral, com uma imagem urbana da periferia, com pessoas, veículos, estabelecimentos, casas, postes e ao fundo da imagem prédios.