Entre os temas debatidos nas Rodas de Conversa do Bicentenário no YouTube, um dos que mais rendeu interação com o público foi “Autoritarismos no Brasil nos séculos XIX e XX”. Com a participação dos professores convidados Lucília de Almeida Neves Delgado (UFMG), Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (UFMG) e Matheus Cruz e Zica (UFPB/UFCG), a discussão trouxe muitas considerações dos internautas.
Samira Zaidan, por exemplo, destacou que “só recentemente se percebe centralidade questões do escravismo e do feminicídio”. Juliana Ferreira de Melo elogiou “a conversa clara e este debate tão necessário”.
No início da conversa, o professor Taborda comentou que é preciso estarmos atentos para o “bombardeio” de iniciativas que devemos ter até o Bicentenário da Independência, em um ano eleitoral, e passando por um momento delicado como o que passamos agora.
“Eu tenho visto muita gente surpresa com o que está acontecendo, e eu não estou falando da pandemia, estou falando do quadro político, mas nós deveríamos ficar atentos para um aspecto: muito do que está acontecendo hoje no Brasil pode ser compreendido se nós prestarmos atenção na História”.
Confira mais essa conversa rica e instigante clicando aqui. E se inscreva no nosso canal no YouTube para receber as notificações do que está por vir.
0 comentário