Giro do Bicentenário: Rio de Janeiro

 

A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil. Para tanto, são organizados textos que trazem a mobilização das memórias e das histórias, fundamentalmente, com vistas às disputas pelo presente, possibilitando criar condições para professores e professoras, alunos e alunas pensarem “tempos presentes” mais plurais e democráticos a partir da problematização das diversas faces da efeméride/acontecimento da Independência.

A seção “Um Giro do Bicentenário” propõe um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira. No Giro pelo Estado do Rio de Janeiro há textos muito ricos, produzidos por pesquisadoras e pesquisadores da área da História. Os trabalhos se propõem ampliar o debate acerca das disputas presentes nas narrativas que envolvem o 7 de setembro. Reflexão importantes presentes em: “Entre gritos de Independência ou Morte:  O Bicentenário pelo Subúrbio do Rio de Janeiro; “O Bicentenário no Rio de Janeiro”; “Os Párias da Pátria”; “Uma Pátria em Reformas”; “Para o povo comemorar? Sociedades e festejos na capital do Império”; “Presos, mortos e feridos: o Centenário da Independência em estado de sítio”; “Palácios escolares: símbolos da modernidade na capital do Brasil”; “Madame Durocher: as ideias de uma parteira sobre a independência do Brasil”; ““O necessário para dar uma instrução completa”: projetos educacionais em exposição nas vitrines de 1922”. Esses trabalhos propiciam leituras que abrem caminhos para avançarmos em análises mais profundas sobre o processo de independência do país.

 

UM GIRO DO BICENTENÁRIO: Rio de Janeiro é um convite, às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, para compreender, historicamente, outras histórias e outros processos educativos silenciados pelas histórias oficiais. Vamos ler?

 

Acesse o material

Entre gritos de Independência ou Morte:  O Bicentenário pelo Subúrbio do Rio de Janeiro – Camilla Gomes

O Bicentenário no Rio de Janeiro – Cíntia Borges de Almeida 

Os Párias da Pátria – Fernando Rodrigo dos Santos

Uma Pátria em Reformas – Dalvit Greiner de Paula

Para o povo comemorar? Sociedades e festejos na capital do Império – Aline de Morais Limeira e Gisele Teixeira Alves 

Presos, mortos e feridos: o Centenário da Independência em estado de sítio – Paulo Rogério M. Sily

Palácios escolares: símbolos da modernidade na capital do Brasil – Aline Machado dos Santos

Madame Durocher: as ideias de uma parteira sobre a independência do Brasil – Aline Machado dos Santos

“O necessário para dar uma instrução completa”: projetos educacionais em exposição nas vitrines de 1922 – Luana Goulart

 

Fonte informações sobre a bandeira do Estado do Rio de Janeiro

Lei estadual do Rio de Janeiro nº 5.588 de 5 de outubro de 1965. Acesse aqui

Imagem da bandeira. Acesse aqui

 

Bandeira do Estado do Rio de Janeiro

#Pracegover É uma bandeira retangular dividida em 4 partes iguais nas cores branco e azul. O lado esquerdo superior na cor branco e inferior azul, ao contrário do lado direito que alterna as cores azul e branco. No centro da bandeira, está um brasão oval circundado por um cordão dourado para representar a união dos fluminenses, dentro do qual insere-se uma paisagem com a silhueta da Serra dos Órgãos, com destaque para o pico do dedo de Deus, com fundo azul lembrando o céu. Abaixo uma faixa verde simbolizando a baixada fluminense, com uma faixa azul abaixo, a qual representa o mar. Emerge ainda dentro dessa estrutura ovalar um brasão redondo na cor azul circundado na cor prata, no qual está escrito “9 de abril de 1892”, data a qual remete a promulgação da primeira Constituição do Estado do Rio de Janeiro. O círculo azul é perpassado por uma faixa onde se ler “Recte Rempublican Gerere” cujo significado é: “gerir a coisa pública com retidão”. Acima dessa faixa está presente uma estrela de 5 pontas fazendo menção o fato de ser a capital do país na época. Circunda o brasão, do lado esquerdo uma haste de cana e do lado direito uma de café, para marcar a riqueza da terra com seus principais produtos na época da criação da bandeira no ano de 1965. Essas folhagens são unidas por um listel prata onde está inscrito “Estado do Rio de Janeiro”. No topo do brasão uma estrela na cor prata, representando o estado do Rio de Janeiro na bandeira do Brasil.