Mulheres brasileiras em 1922: Luta por direitos e novos espaços sociais

 

O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP) tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. O intuito  é produzir conteúdo e iniciativas que estimulem a análise crítica em torno dos contextos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário da Semana de Arte Moderna e da história do nosso tempo presente. 

Os kits didáticos que fazem parte deste projeto são compostos por diversos tipos de documentos históricos, como cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros, com orientações ao professor/a, e sugestões de questões para serem trabalhadas com os/as estudantes.

O kit didático intitulado Mulheres brasileiras em 1922: Luta por direitos e novos espaços sociais produzido em conjunto com o Laboratório de Ensino e Material Didático – LEMAD, do Departamento de História da USP apresenta documentos relacionados a Federação Brasileira das Ligas pelo Progresso Feminino, tais como objetivos, relatório, fotografias e, também entrevistas, artigo e obra de arte. Todos os documentos estão associados a propostas de usos didáticos pelos professores.

 

Acesse o material

Kit Didático. “Mulheres brasileiras em 1922: luta por direitos e novos espaços sociais”

Para saber mais 

Projeto 3×22.  Acesse aqui

 

 

#paracegover: A imagem de capa traz, de forma centralizada, o título “Mulheres brasileiras em 1922: Luta por direitos e novos espaços sociais”, seguido, da esquerda para direita, a imagem de três mulheres brancas, vestidas com roupas , chapéu e penteados condizentes ao contexto da década de 1920. De cima para baixo, temos duas outras imagens. Na parte superior, uma mulher em posição central, fazendo um discurso diante outras mulheres em um espaço formal, aparentando ser um salão de reuniões. Na parte inferior, um conjunto de mulheres, com vestimentas mais simples, posando para a foto em um espaço que parece ser seus locais de trabalho, com uma parede de tijolos expostos.

Pular para o conteúdo