Tempus Combates pela História – História Regional de Montes Claros – MG

Francisco Rocha

 Laurindo Mékie Pereira

 Thiago Pereira

 

Combates pela História Este é um podcast sobre história apresentado pelos Professores Chico (Francisco Rocha), Mekie (Laurindo Mekie Pereira) e Thiago (Thiago Pereira). O principal objetivo é difundir o conhecimento científico, usando uma linguagem acessível ao grande público, debatendo temas do passado e do presente. Tempus está nas principais plataformas de Podcast como Spotify, Deezer, Google Podcast, Anchor e Itunes. Tempus está também no Instagram, com postagens de imagens e vídeos periódicos sobre história – @tempuspodcast. É de livre acesso, constituindo-se material de fácil utilização por professores que atuam nos diversos graus de ensino.

#1 – A invenção do 03 de julho

  O que significa o “03 de julho” para a população de Montes Claros/MG? Qual o seu lugar na história da cidade? Até o ano de 1957, essa era uma data comum no município. Naquele ano, sob a liderança do médico e escritor Hermes de Paula, foi organizada uma grande festa, patrocinada pela Prefeitura Municipal, para celebrar o centenário de Montes Claros/MG, fazendo referência a elevação da Vila de Formigas para a condição de cidade em 1857, evento até então pouco conhecido e sem espaço nas festas oficiais.

#10 – A gripe espanhola e a política. Entrevista com César Henrique

Conheça, nesse episódio, a trajetória e implicações da influenza em Montes Claros, suas interseções com o campo político e seu lugar na história e memória local e regional. Participação especial do Professor César Henrique de Queiroz Porto, pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.

#12 – Cabrália, São Francisco ou Minas do Norte: um novo Estado brasileiro?

Nesse primeiro aniversário do Tempus: Combates pela história, fazemos uma incursão pela trajetória do movimento emancipacionista na região norte-mineira, destacando as mobilizações pelo Estado de Cabrália (1966-1968), Estado de São Francisco (1986-1988) e Estado de Minas do Norte (2000-2002).

20 – História do foot-ball em Montes Claros/MG: 1905-1940

O “Foot-Ball no sertão de Minas Gerais”. Montes Claros tem produzido inúmeros jogadores que alcançaram projeção no mercado do futebol brasileiro. Mas será que sempre foi assim? Conheça os primórdios em Montes Claros, desta que é considerada uma das paixões nacionais.

#21 – A saga de Antônio Dó/Entrevista com Petrônio Braz

Dois anos do podcast Tempus: Combates pela História! Para celebrar a data, entrevistamos o escritor Petrônio Braz, uma das mais importantes referências na literatura de Minas Gerais. Além de um episódio especial, é também uma homenagem ao autor de diversos livros, especialmente da magnífica obra “A saga de Antônio Dó”.

 

Para saber mais:

instagram.com/tempuspodcast

Descrição: #pratodesverem: Um quadro com fundo preto, com a inscrição Tempus: combates pela história no alto, ao lado do símbolo do podcast, um guerreiro com uma lança na mão e um fone de ouvido. Abaixo da inscrição vem a foto dos três professores: Mekie, a esquerda, Chico no centro e Thiago , a direita.

 

 

Pular para o conteúdo