Tempus Combates pela História – História do Brasil (Parte 2)

Francisco Rocha 

 Laurindo Mékie Pereira

 Thiago Pereira

 

Combates pela História Este é um podcast sobre história apresentado pelos Professores Chico (Francisco Rocha), Mekie (Laurindo Mekie Pereira) e Thiago (Thiago Pereira). O principal objetivo é difundir o conhecimento científico, usando uma linguagem acessível ao grande público, debatendo temas do passado e do presente. Tempus está nas principais plataformas de Podcast como Spotify, Deezer, Google Podcast, Anchor e Itunes. Tempus está também no Instagram, com postagens de imagens e vídeos periódicos sobre história – @tempuspodcast. É de livre acesso, constituindo-se material de fácil utilização por professores que atuam nos diversos graus de ensino. 

#9 – Tempos de pandemia: 1918/2020/Entrevista com Heloísa Starling

O que a história tem a nos dizer sobre outras conjunturas de graves crises sanitárias. Em 1918, foi a chamada gripe espanhola, hoje é coronavírus. Acompanhe, neste episódio, uma entrevista com Heloísa Starling (UFMG), falando da experiência de 1918, tema do seu livro A Bailarina da Morte, parceria com Lilia Schwarcz, e suas conexões com o tempo corrente.

#11 – Brasília: utopias, retas e curvas. O que há de concreto?

No dia 21 de abril de 1960, no feriado de Tiradentes, o Brasil se projeta num urbanismo em formato de cruz ou avião! Com a participação do professor Regis Eduardo Martins, viajaremos pelas curvas, retas e céus desta metrópole cravada no cerrado brasileiro.

#16 – A trajetória do brigadeiro Eduardo Gomes/entrevista com Flávia Ferro

Conheça mais da história do Brasil seguindo os passos de Eduardo Gomes nesse episódio, com @chicoogrande, @professormekie e a participação especial da Professora Flávia Salles Ferro (@flaviasferro), grande pesquisadora da trajetória do Brigadeiro.

 

#18 – 1922-2022: cem anos de fundação do PCB/Entrevista com Marcus Oliveira

No episódio #18 do Tempus, @professormekie, @thygasp e @chicoogrande recebem o prof. Dr. Marcus Oliveira, que elucida os pontos relevantes da história do partido, desde suas origens, passando por lideranças políticas emblemáticas, como é o caso de Luís Carlos Prestes, até as dissidências nos anos 1960, incluindo a mais significativa, a do PC do B, em 1962. 

#22 – O Brasil holandês

Você sabia que o Brasil já foi holandês? @chicoogrande e @thygasp discutem sobre este projeto colonial. Este episódio aborda um capítulo de nossa história tão doce como o açúcar cobiçado e amargo quanto às derrotas e perdas de lucros e praças comerciais.

 

Para saber mais: 

instagram.com/tempuspodcast 

Descrição: #pratodesverem: Um quadro com fundo preto, com a inscrição Tempus: combates pela história no alto, ao lado do símbolo do podcast, um guerreiro com uma lança na mão e um fone de ouvido. Abaixo da inscrição vem a foto dos três professores: Mekie, a esquerda, Chico no centro e Thiago , a direita..

Pular para o conteúdo