Tempus Combates pela História – História do Brasil (Parte 1)

Francisco Rocha 

 Laurindo Mékie Pereira

 Thiago Pereira

 

Combates pela História Este é um podcast sobre história apresentado pelos Professores Chico (Francisco Rocha), Mekie (Laurindo Mekie Pereira) e Thiago (Thiago Pereira). O principal objetivo é difundir o conhecimento científico, usando uma linguagem acessível ao grande público, debatendo temas do passado e do presente. Tempus está nas principais plataformas de Podcast como Spotify, Deezer, Google Podcast, Anchor e Itunes. Tempus está também no Instagram, com postagens de imagens e vídeos periódicos sobre história – @tempuspodcast. É de livre acesso, constituindo-se material de fácil utilização por professores que atuam nos diversos graus de ensino. 

#2 – Estátuas que falam: diálogos, patrimônio e sociedade

Neste episódio você conhecerá os desafios do patrimônio e da cidadania. Participação especial dos professores: Pedro Paulo Funari, Marta Verônica Vasconcelos e Célia Corsino.

#3 – Um país em construção: discutindo a independência do Brasil

Além do grito de D. Pedro I, a participação de mulheres, vaqueiros, fazendeiros, escravos e poetas marcaram este nosso capítulo. Conflitos eclodiram em várias províncias. Foram necessários muitos anos para se consolidar a separação.  Ouça o episódio para entender melhor esta história!

#4 – 90 anos da Revolução de 1930

 Neste episódio, discutimos a conjuntura histórica, os personagens, grupos e interesses envolvidos nesse embate histórico que completa noventa anos em 2020 e permanece como tema central na história e historiografia do Brasil.

#5 – Da Monarquia à República: desvendando o 15 de novembro

 O Brasil é uma República? Como transitamos da monarquia para a forma republicana de governo? Conheça neste episódio os personagens, as ideias e bastidores da instauração da República no Brasil.

#6 – O golpe de 1937: a gênese do Estado Novo

Em 10 de novembro de 1937, o Congresso Nacional foi cercado e fechado pelos militares. Começava o Estado Novo, uma ditadura precedida de grandes agitações, polarização política, blefes e notícias falsas, em um contexto internacional de avanço dos regimes autoritários e dos Estados de massa. Conheça essa história, seus personagens, manobras e projetos nesse episódio.

#7 – A Revolta da Vacina

O Rio de Janeiro fervia em novembro de 1904, quando a cidade era virada às avessas pelas reformas de Pereira Passos e “higienizada” sob a liderança de Oswaldo Cruz.Mergulhe nessa história da Revolta da Vacina com a equipe do Tempus, conhecendo melhor a história do Brasil e dilemas e problemas que nos afetam até os dias atuais.

 

Para saber mais: 

instagram.com/tempuspodcast 

Descrição: #pratodesverem: Um quadro com fundo preto, com a inscrição Tempus: combates pela história no alto, ao lado do símbolo do podcast, um guerreiro com uma lança na mão e um fone de ouvido. Abaixo da inscrição vem a foto dos três professores: Mekie, a esquerda, Chico no centro e Thiago , a direita..