O Bicentenário da Independência do Brasil na Escola

 

Bruna Carolina Marino Rodrigues; Sonia Amalia

Romano Claudino; Nívea Karen Silva

Suely Cristina da Silva Mian; Garibaldi da Silva Costa

Ana Paula Esperandio.

 

Rememorar o Bicentenário da Independência na escola foi uma grande oportunidade de demonstrar para a comunidade escolar outras histórias da Independência que tiveram como protagonistas figuras importantes como Maria Felipa de Oliveira. Além de ser um momento importante para se debater com os estudantes sobre as comemorações históricas e a história oficial, a cultura histórica, os usos do passado no presente e os silenciamentos que também são produzidos pela história. O evento do Bicentenário da Independência foi construído com muitas mãos, em um trabalho coletivo dos professores e alunos e que estimulou a participação de toda a comunidade escolar.

 

Palco das apresentações do Bicentenário da Independência na Escola Antônio de Barros Serra

 

#ParaTodesVerem: Palco das apresentações do Bicentenário na Escola. Ao fundo temos escrito em verde e amarelo 200 anos de Independência do Brasil e no centro uma bandeira do Brasil e flores em volta das cores verde, amarelo e branco . Ao lado da bandeira temos cartazes com o símbolo ABS ( abreviação de Antônio de Barros Serra).

Créditos: Dos autores, 8/09/2022

 

Acesse o artigo aqui:

https://portaldobicentenario.org.br/wp-content/uploads/2023/04/Escola-Estadual-Professor-Antonio-de-Barros-Serra-bicentenario-da-independencia-do-Brasil.pdf

Sobre o autor(a):

Bruna C Marino Rodrigues: Professora de História da Educação Básica, atua na rede pública do ensino do Governo do Estado de São Paulo.
Sônia Amalia Romano Claudino – Professora de Geografia, atua na Sala de Leitura na rede pública do ensino do Governo do Estado de São Paulo.
Nívea Karen Silva- Professora de Geografia atua na rede pública do ensino do Governo do Estado de São Paulo.
Suely Cristina da Silva Mian, – Professora de Filosofia, atua na rede pública do ensino do Governo do Estado de São Paulo.
Garibaldi da Silva Costa – Professor de Artes, atua na rede pública do ensino do Governo do Estado de São Paulo.
Ana Paula Esperandio- Professora de Sociologia, coordenadora pedagógica de gestão e atua rede pública do ensino do Governo do Estado de São Paulo.

Para saber mais

KAYAPÓ, Edson; BRITO, Thamires. A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?. Mneme – Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 38–68, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445. Acesso em: 20 abr. 2023.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2ª edição revisada/ organizador. –[Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
PAIM, Elison Antonio. Epistemologia Decolonial: uma ferramenta política para ensinaroutras histórias. Disponível em: https://hhmagazine.com.br/epistemologia-decolonial-uma- ferramenta-politica-para-ensinar-historias-outras/ . Acesso: 13/07/2021.
VEIGA, Ana Maria. Mulheres na Independência? Portal Bicentenário 2022. Disponível em: https://bicentenario2022.com.br/mulheres-na-independencia/ Acesso em 15/05/22.
OLIVEIRA, Maria da Glória. Os sons do silêncio : interpelações feministas decoloniais à história da historiografia . História da Historiografia, v. 11, n. 28, set-dez, 2018, p. 104-140.