Hora Americana – História Política das Américas

Equipe Hora Americana

 

O podcast quinzenal “Hora Americana” é um Projeto de Extensão produzido por professores de universidades e institutos federais do Brasil. Seu objetivo é difundir conhecimentos sobre a História e as culturas dos diferentes países das Américas. Dessa forma, esperamos contribuir para a diminuição do tradicional desconhecimento dos brasileiros em relação aos países que compõem seu continente, além de apresentar perspectivas que superem o eurocentrismo. Por meio de entrevistas, documentos, músicas e outras mídias, o podcast apresenta temas atuais e também aqueles menos conhecidos ou tradicionais relativos à História das Américas.

Em parceria com o Portal do Bicentenário, os episódios aqui organizados têm por objetivo estimular professoras/es e estudantes a utilizarem a ferramenta podcast como estratégias metodológicas para sala de aula. São mais de 40 episódios organizados em 9 postagens com as mais diversas temáticas.

O Site do Hora Americana oferece ainda mais informações sobre cada episódio. Lá você pode conferir sinopses dos episódios, dicas e links de referência sobre a temática, minicurrículo dos entrevistados e muito mais.

 

História Política das Américas

#4 – Fascismo e Antifascismo na História das Américas

No episódio #4 do Hora Americana, entrevistamos a historiadora Ângela Meirelles de Oliveira, professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para discutirmos sobre a influência do Fascismo europeu nas Américas e o combate ao mesmo.

#19 – Operação Condor: o terror transnacional, com Mariana Joffily (UDESC)

No episódio #19 do Hora Americana, conversaremos com a professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) Mariana Joffily sobre Operação Condor.

#37 – A Guerra das Malvinas: memória, ditadura e redemocratização

No episódio #37 do Hora Americana, conversaremos com Breno de Sousa Juz, professor da rede municipal de Campinas e doutorando em história pela UNICAMP, para compreender a disputa histórica pelas Malvinas que relaciona passado, presente e futuro.

 #39 – Peronismo e Antiperonismo na Argentina

No episódio #39 do Hora Americana, conversamos com o nosso amigo e integrante da equipe, o professor Rodolpho Gauthier (IFMG), sobre o peronismo na Argentina. Um fenômeno político e social que repercute na cena do país vizinho até os dias atuais.

#41 – 1968 nas Américas: manifestações, repressão e memórias

No episódio #24 do Hora Americana, conversaremos com a professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)  Tereza Spyer Dulci sobre os indígenas e a política na América do Sul.

Para saber mais

 

Site do Hora Americana: Cada episódio possui um mini-texto de sinopse, um conjunto de dicas e links de referências sobre a temática e informações sobre a/o entrevistada/o https://hora-americana.webnode.page/

instagram.com/horaamericana

facebook.com/horaamericana

twitter.com/HoraAmericana

youtube.com/HoraAmericana