Hora Americana – História Indígena

Equipe Hora Americana

 

O podcast quinzenal “Hora Americana” é um Projeto de Extensão produzido por professores de universidades e institutos federais do Brasil. Seu objetivo é difundir conhecimentos sobre a História e as culturas dos diferentes países das Américas. Dessa forma, esperamos contribuir para a diminuição do tradicional desconhecimento dos brasileiros em relação aos países que compõem seu continente, além de apresentar perspectivas que superem o eurocentrismo. Por meio de entrevistas, documentos, músicas e outras mídias, o podcast apresenta temas atuais e também aqueles menos conhecidos ou tradicionais relativos à História das Américas.

Em parceria com o Portal do Bicentenário, os episódios aqui organizados têm por objetivo estimular professoras/es e estudantes a utilizarem a ferramenta podcast como estratégias metodológicas para sala de aula. São mais de 40 episódios organizados em 9 postagens com as mais diversas temáticas.

O Site do Hora Americana oferece ainda mais informações sobre cada episódio. Lá você pode conferir sinopses dos episódios, dicas e links de referência sobre a temática, minicurrículo dos entrevistados e muito mais.

História Colonial

 

#14 – A Conquista do México e suas interpretações

No episódio #14 do Hora Americana convidamos para a entrevista Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e especialista em História da América Colonial para falar sobre a Conquista do México e suas interpretações.

#16 – A Inquisição nas Américas

No episódio #16 do Hora Americana, conversaremos com os professores Yllan de Mattos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Saulo Goulart da Faculdade Cásper Líbero sobre a questão da Inquisição das Américas.

 

#20 – Colonização Francesa nas Américas, com Letícia Canelas (USP)

No episódio #20 do Hora Americana, conversaremos com a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Letícia Canelas sobre a Colonização Francesa nas Américas.

#23 – A União Ibérica e as Américas, com José Carlos Vilardaga (UNIFESP)

No episódio #23 do Hora Americana, conversaremos com o professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) José Carlos Vilardaga sobre a União Ibérica e seus impactos nas Américas.

 

Para saber mais

 

Site do Hora Americana: Cada episódio possui um mini-texto de sinopse, um conjunto de dicas e links de referências sobre a temática e informações sobre a/o entrevistada/o https://hora-americana.webnode.page/

instagram.com/horaamericana

facebook.com/horaamericana

twitter.com/HoraAmericana

youtube.com/HoraAmericana

Descrição: #pratodesverem: Logomarca do podcast Hora Americana. Em um fundo preto um fone de ouvido branco por cima de um círculo branco. Ao centro do círculo, um desenho da américa latina em amarelo compõe a imagem. O título do podcast – Hora Americana – aparece em amarelo em cima e embaixo do círculo.

 

Pular para o conteúdo