Hora Americana – História de Regiões ou Países específicos

Equipe Hora Americana

 

O podcast quinzenal “Hora Americana” é um Projeto de Extensão produzido por professores de universidades e institutos federais do Brasil. Seu objetivo é difundir conhecimentos sobre a História e as culturas dos diferentes países das Américas. Dessa forma, esperamos contribuir para a diminuição do tradicional desconhecimento dos brasileiros em relação aos países que compõem seu continente, além de apresentar perspectivas que superem o eurocentrismo. Por meio de entrevistas, documentos, músicas e outras mídias, o podcast apresenta temas atuais e também aqueles menos conhecidos ou tradicionais relativos à História das Américas.

Em parceria com o Portal do Bicentenário, os episódios aqui organizados têm por objetivo estimular professoras/es e estudantes a utilizarem a ferramenta podcast como estratégias metodológicas para sala de aula. São mais de 40 episódios organizados em 9 postagens com as mais diversas temáticas.

O Site do Hora Americana oferece ainda mais informações sobre cada episódio. Lá você pode conferir sinopses dos episódios, dicas e links de referência sobre a temática, minicurrículo dos entrevistados e muito mais.

 

História de Regiões ou Países específicos

 

#3 – Paraguai: esteriótipos, guerras e pontes

No episódio #3 do Hora Americana, convidamos o professor da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) Paulo Renato Silva, especialista na História do Paraguai para abordarmos a Guerra do Paraguai, os estereótipos criados após a guerra sobre nação paraguaia e suas relações com o Brasil.

#5 – As Guianas: nossos vizinhos desconhecidos

No episódio #5 do Hora Americana, entrevistamos o historiador Iuri Cavlak, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista na História das Guianas para abordarmos um pouco a História das Guianas, antigas e atual colônia européia não-hispânicas das Américas.

#11 – Chile: socialismo, neoliberalismo e revolta social

No episódio #11 do Hora Americana, convidamos para a entrevista a professora Carine Dalmás, especialista em história chilena do século XX e professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para abordarmos a História política do Chile durante o século XX, abordando a ditadura de Pinochet e seus impactos até os dias atuais na política chilena.

 #17 – Peru: democracia, ditaduras e violência política

No episódio #17 do Hora Americana,conversaremos com a professora Êça Pereira da Silva da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre a história recente do Peru.

#29 – O chavismo e os impasses da Venezuela bolivariana, com Rafael Araújo (UERJ)

No episódio #29 do Hora Americana, conversaremos com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Rafael Araújo sobre o chavismo na Venezuela.

 

Para saber mais

 

Site do Hora Americana: Cada episódio possui um mini-texto de sinopse, um conjunto de dicas e links de referências sobre a temática e informações sobre a/o entrevistada/o https://hora-americana.webnode.page/

instagram.com/horaamericana

facebook.com/horaamericana

twitter.com/HoraAmericana

youtube.com/HoraAmericana

 

Descrição: #pratodesverem: Logomarca do podcast Hora Americana. Em um fundo preto um fone de ouvido branco por cima de um círculo branco. Ao centro do círculo, um desenho da américa latina em amarelo compõe a imagem. O título do podcast – Hora Americana – aparece em amarelo em cima e embaixo do círculo.

Pular para o conteúdo