Antonia Jovita Feitosa, resistência e identidade: Um perfil das mulheres no Brasil Oitocentista

 

Antonio Ferreira da Silva

 

Resumo: 

O presente registro trata-se de uma biografia, propondo uma reflexão acerca da construção identitária das mulheres na sociedade brasileira, a partir da perspectiva político-social oitocentista. A biografia poderá ser manuseada como material de pesquisa, destacando o papel das mulheres brasileiras, como fonte de resistência aos preconceitos, ao patriarcalismo e ao machismo. Ressaltar como os corpos femininos são submetidos ao poder do Estado, negando-lhes acesso a direitos e garantias individuais.

 

A imagem mostra Jovita Feitosa em uniforme militar à época, 1865, usa na cabeça um gorro (chapéu) militar, carrega no ombro direito uma arma de cano longo, aparentando ser um fuzil. Conduz na cintura uma cartucheira e uma faca. Nas costas leva uma manta enrolada no formato de charuto.

Jovita Feitosa veste-se com uniforme militar, Sustenta com sua mão direita, na posição de ombro arma, um fuzil, e sua mão esquerda firmemente segura o cabo de um sabre.

 

#ParaTodesVerem: A imagem mostra Jovita Feitosa em uniforme militar à época, 1865, usa na cabeça um gorro (chapéu) militar, carrega no ombro direito uma arma de cano longo, aparentando ser um fuzil. Conduz na cintura uma cartucheira e uma faca. Nas costas leva uma manta enrolada no formato de charuto.

 

Créditos: Fortaleza em fotos – Jovita feitosa – link

 

Acesse a biografia aqui:

https://portaldobicentenario.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Antonia-Jovita-Feitosa-biografia.docx

 

_

Sobre o autor(a): 

Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, Bacharel em Segurança Pública e Social pela Universidade Federal Fluminense, Curso Superior em Tecnologia em Segurança Pública e Social pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Dom Bosco do Mato Grosso do Sul, Curso Superior em Tecnologia em Gestão Pública pela Escola de Instrução Especializada do Exército Brasileiro, atualmente cursa o 4º período de História pela Universidade Federal Fluminense.

_

Para saber mais 

COARACY, José Alves Visconti. Traços biographicos de Jovita voluntária da patria. Typ Imparcial de Brito & Irmão. Rio de Janeiro,1865.

CARVALHO, José Murilo. Jovita Alves Feitosa: voluntária da pátria, voluntária da morte. São Paulo: Chão Editora, 2019.

REZZUTTI, Paulo. Mulheres do Brasil: a história não contada. Rio de Janeiro. LeYa, 2018.

ARAÚJO, Johny Santana de. A guerra do Paraguai e a construção da imagem de uma voluntária da pátria: o caso Jovita Alves Feitosa (1865-1867). História Y MEMORIA. Nº 25. Anõ 2022, pp. 103-137.

PRIORE, Mary Del Priore. História das mulheres no Brasil/Mary Del Priore (org); Carla Bassanezi (cood. de textos). 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.