Álbum de família: experiências de liberdade no pós-abolição

Simone de Assis 

 

A pesquisa procura montar a genealogia familiar, de sujeitos afrodescendentes, por meio de fontes fotográficas do acervo pessoal, com foco nas vivências dos próprios pais e avós, afim de dialogar com a historiografia de experiências negras no pós-abolição da região sul-mineira. Mediante ao campesinato negro encontramos estratégias de estabilidade e depois mobilidade migratória da quarta geração de pessoas egressas da forçada escravização. O tempo histórico nos faz evidenciar os desafios para emancipação e por cidadania plena, mas também a resistência que pulsa dos afetos e amorosidade na formação de núcleos de famílias e culturas negras. Nesse sentido, abordamos a perspectivas da produção de memórias negras através de imagens, com vias de entendimento de que essa é das possíveis práticas no construto e ensino de saberes no campo da História.

Acesse o material aqui


Casamento de Maria das Dores Paulino Assis e José Sebastião de Assis, com a presença de familiares e amigos na porta da Igreja Matriz de Três Corações-MG, em 29/12/1973.

Descrição: #pratodesverem: A visualidade permite constatar a elegância dos noivos: Maria, na época com 19 anos de idade, estava exuberante em seu vestido, grinalda, brincos, meias e sapatos brancos e José, aos 22 anos, encontrava-se alinhado no terno preto, camisa branca, gravata em tom escuro, lenço claro na lapela e sapatos pretos, ambos bem situados e bonitos conforme a etiqueta da época. Atrás de Maria, à esquerda da/do leitora/leitor, está Maria Rosa e ao lado dela, após um espaçamento, vemos o Sr. Isonel Paulino de Andrade, irmã e pai da noiva. No plano de trás, entre o casal está Ângela, à direita de José vemos a Sra. Dalva Paulina de Assis, irmã e mãe do noivo. Os demais componentes da imagem são primos, parentes e amigos. A foto revela semblantes alegres, sérios e orgulhosos de si pela beleza do momento, na construção afirmativa de parcerias entre nossa gente negra.

_

Sobre a autora

Mestra, Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É pesquisadora cultural e educadora antirracista. Participa do Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais (ANPUH) e da Rede Nacional de Historiadorxs Negrxs.

_

Para saber mais 

1.FONTE

Acervo fotográfico e memórias familiares da autora. 

 

2.BIBLIOGRAFIA  

ABUD, Maria Kátia, SILVA; André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Fotografia e ensino de História. In. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Coordenadora) Ensino de História – Coleção ideias em ação. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2011. 

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. / tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2021.  

PEREIRA, Josemeire Alves. Para além do horizonte planejado: racismo e produção do espaço urbano em Belo Horizonte. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. 2019

RIOS, Ana Lugão; MATTOS, Hebe Maria. O pós-abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. TOPOI, v.5, nº.8, p.170-198, Jan-jun. 2004. 

RIOS, Ana Lugão; MATTOS, Hebe. Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 

 

3.ON-LINE

YOUTUBE

Ciclo Negras Imagens – Retratos negros: individualidades e afetos. Instituto Moreira Salles. 2022. Vídeo (1:39min). 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DO0hYCtkp-g Acesso em: 22 de agosto de 2022

Participação de Alexandre Araújo Bispo, Janaína Damaceno, Ana Beatriz Almeida e Renata Bittencourt. 

Pular para o conteúdo